Juventude Salesiana: testemunho da esperança

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Pelas ruas da Vila Ema, em São José dos Campos, na Região do Vale do Paraíba, as camisetas coloriam e evidenciavam que, naquele dia, algo especial aconteceria. Desde as primeiras horas deste sábado, 16, o local foi tomado pela expectativa da realização de mais um Festival da Juventude Salesiana, realizado pela primeira vez no município. 

Promovido pelas Inspetorias de Nossa Senhora Auxiliadora e Nossa Senhora Aparecida, o FEST chega este ano a sua 21ª edição. Pela segunda vez, o evento ocorreu de forma on-line, devido às restrições sanitárias da Covid-19. 

Inspirados pelo tema “Enquanto houver sol, vida haverá” e o lema: “Movidos pela Esperança”, uma pequena parcela de jovens participou do encontro presencialmente. Nas Obras Sociais e Colégios Salesianos, outros grupos acompanharam a transmissão ao vivo. 

ACESSE A GALERIA DE FOTOS DO FEST

POR MUITAS MÃOS

A edição 2021 do Festival contou com a colaboração efetiva das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). A Irmã Nice Lourenço, que atualmente reside em Três Lagoas (MS), atuou juntamente com a comissão organizadora. Segundo ela, esse “é um grande momento para vivenciar com a juventude o carisma salesiano”.

“A realização do FEST, apesar de todas as dificuldades, me deu a certeza de que Jesus Cristo está presente na vida do jovem. Eles fazem acontecer a novidade de Deus, que é o reino de amor. Esse momento fica muito forte na vida deles. Quando presencial, traz para cada um o encontro pessoal com Jesus, por meio de tantas pessoas. No on-line, faz com que percebam o quanto é importante esse encontro, não só com as pessoas, mas com Jesus Cristo”, ressaltou a Irmã Nice.

A religiosa também comentou que um dos maiores desafios para ela foi o de entender a linguagem tecnológica como forma de evangelização, mas que tem por todo o processo, um sentimento de gratidão, que a fez enxergar no jovem um sinal grande do amor de Deus em sua vida. 

Para Brenda Yokote Sevilha e Ana Carolina Carvalho, atuantes da Articulação da Juventude Salesiana (AJS), no Instituto São José, este momento, mesmo com todos os protocolos sanitários, revela a grandiosidade da ação juvenil.

Elas que também colaboraram para a organização, disseram-se ansiosas para o próximo FEST e torcem para que em 2022, ele aconteça sem restrições. 

ALEGRIA DO ENCONTRO

Na Paróquia Sagrada Família, a missa presidida pelo Padre Roque Luiz Sibioni, Assessor Inspetorial da Pastoral Juvenil, deu início ao FEST. Os Padres Rafael Galvão, Ronaldo Pereira, Maurício Miranda, Magno Fonzar e Antônio Célio Costa concelebraram. 

O Sacerdote falou ao longo da homilia que, apesar do difícil momento enfrentado por conta da pandemia de coronavírus, Deus permitiu que o encontro acontecesse com segurança e de acordo com os cuidados sanitários.

“Continuamos vivendo tempos difíceis e desafiadores que jamais serão esquecidos. Quantas dores, perdas, privações, distanciamentos, vulnerabilidades nos foram impostos, de uma parte e, por outra, quanta, vida, solidariedade, ousadia, esperança, fé, fraternidade e companheirismo foram e são presenciados para amenizar a dor, a fome, a indiferença e a solidão de tantos irmãos e irmãs nas nossas comunidades e sociedade”, realçou o Padre Roque.

NASCIDOS PARA O AMOR

O Sacerdote refletiu, ainda, as leituras do dia, destacando que a vida como dom de Deus, foi criada para que as pessoas façam o bem umas para as outras: “Nascemos do amor para amar, somente o amor nos torna livres, nos abre aos outros, nos ajuda a lutar por mais justiça, direitos, solidariedade, construir um mundo melhor para todos”, continuou. 

É necessário também, de acordo com o Padre Roque, estar atento ao sabor que a vida de cada um representa ao outro. 

“Deus colocou no coração de vocês a sua luz, o seu espírito e amor. Não tenhamos medo do que Deus pede para nós. Já dizia o Papa Emérito Bento XVI: Deus não rouba nada da nossa vida, quando abrimos o nosso coração para Ele, simplesmente, Ele quer trazer mais vida e alegrias. O Papa Francisco diz que precisamos levar vocês, jovens, a sério e que vocês também têm o dever de ajudar a Igreja no seu caminho de conversão a Jesus Cristo. Portanto, ajudem-nos, também a sermos sal e luz para os tempos, problemáticas e as juventudes de hoje, nos passos de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Que Deus nos abençoe!”, exortou. 

SALESIANIDADE

Após a celebração eucarística, a transmissão ocorreu do Instituto São José, há poucos metros da Paróquia Sagrada Família.

Mesmo com o formato on-line, o encontro preservou suas características e promoveu atividades tradicionais, como a Tenda Vocacional, com a presença do Padre Rafael Galvão, responsável pela Pastoral Vocacional e Missionária e a Irmã Márcia Mucci, das Filhas de Maria Auxiliadora. 

Os religiosos destacaram as diferentes formas de servir a Igreja, afirmando que o principal objetivo de toda vocação é encontrar um sentido para a caminhada, baseando-se em um projeto de vida pessoal. “Como diz o Papa Francisco: Eu sou uma missão nesse mundo. É uma questão de descobrir uma causa que dê sentido para que você gaste sua vida (…) É uma questão de felicidade, encontrar um motivo que dê sentido à sua existência”, expressou Irmã Márcia. 

ESPERANÇAR

Em outro momento, o Oratório Virtual mostrou por meio da apresentação de vídeos, como as Casas Salesianas seguem sendo sinal de esperança em seus territórios, mesmo diante do cenário pandêmico iniciado em 2020.

O evento foi finalizado com a Adoração ao Santíssimo Sacramento. O Padre Magno Fonzar, que conduziu esse momento de espiritualidade, falou aos jovens sobre a esperança que é oferecida a partir do próprio Deus. 

Por: Jenniffer Silva – Comunicação Social ISSP
Fotos: Pedro Melim e Sara Gama – Comunicação Social ISSP

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: