Liceu Coração de Jesus celebra eventos e parcerias

Inovar significa apropriar-se do existente e modificá-lo de acordo com a necessidade ou realidade que o cerca. De maneira a adaptá-lo. A inovação está presente em tudo o que vemos. É necessário inovar no pensar, no agir e fazer. Dentro desta perspectiva o colégio Liceu Coração de Jesus, de São Paulo, realizou, no mês de outubro novas ações e parcerias voltadas ao cuidado, inovação, e sustentabilidade por meio de projetos e diálogo.

Tais ações oportunizaram ao colégio enriquecer a educação por ele oferecida, privilegiando o desenvolvimento de seus alunos. A educação salesiana é humana, por isso, na execução do saber, imprime em seus conhecimentos valores capazes de promover a transformação social por meio do protagonismo motivado dentro e fora da sala de aula.

No dia 5 de outubro, em parceria com a Associação Reviva Campos Elíseos, foi realizada a 1ª Caminhada contra o Câncer de Mama. A caminhada percorreu algumas das principais ruas do bairro. Durante o trajeto a população local recebeu informações sobre os cuidados para a prevenção ao Câncer de Mama.

A caminhada foi encerrada na Praça Princesa Isabel. Lá havia uma estrutura organizada em parceria com a Polícia Militar voltada ao entretenimento das crianças e dos pais, com oficinas de artesanato, pintura no rosto, palestras sobre prevenção e cuidado. No final do evento todos foram convidados a cair na zumba.

Mas as iniciativas não pararam por aí. O Liceu Coração de Jesus abriu seus portões ao Consulado da Coreia. Tendo em vista o grande número de coreanos e descendentes que estudam no colégio, em conversa com a direção, o coordenador pedagógico Fábio Aurélio de Moraes percebeu a oportunidade de apresentar a cultura coreana aos demais alunos. Assim, no dia 7 de outubro, uma segunda-feira, às 14h iniciava a primeira turma de coreano do Liceu Coração de Jesus.

O que a princípio parecia ser algo voltado a um pequeno grupo, tornou-se três grandes turmas, em um total de 80 alunos matriculados. O curso é gratuito com professores coreanos designados pelo consulado e acontece todas às segundas e quartas-feiras, sendo uma turma (6º e 7º anos) às segundas, das 14h às 15h; e duas turmas às quartas-feiras (8º e 9º anos), das 13h30 às 14h30; e Ensino Médio das 15h às 16h. Embalados pela cultura K-Pop, os alunos estão amando participar das aulas.

Entre parcerias com o bairro e o Consulado Coreano o Liceu recebeu mais uma oportunidade. Um dos representante da Washburn University of Kansas, da América Latina, que possui tradição no incentivo ao intercâmbio, veio conhecer o Liceu e seus alunos. “Adoraria ver alguns de seus alunos no Campus da Washburn em breve”, declarou Cleyton ao coordenador pedagógico Fábio Aurélio.

E para fechar com chave de ouro, no dia 19 de outubro aconteceu a 3ª edição da Mostra Cultural e Científica do Liceu Coração de Jesus, que trouxe como tema “Protagonismo e Inovação: diálogos para um mundo mais sustentável”.
A Mostra destaca o protagonismo dos alunos que, sob a orientação dos professores desenvolvem projetos que possam responder à temática proposta. Neste ano, a Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos pensaram em ações inovadoras e que promovam a sustentabilidade. Da casa sustentável ao absorvente biodegradável, a escola pensou e respirou sustentabilidade.

A abertura do evento contou com a apresentação de parceiros e artesãos locais, uma palestra com a psicóloga Cláudia Zanchin, especialista em gestão de pessoas e, Andy Vogel, da Washburn University Kansas que, com o auxílio de uma intérprete deixou aos presentes algumas palavras sobre sonho, motivação, protagonismo e força de vontade.

Coordenação Pedagógica – Liceu Coração de Jesus

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: