Liceu Coração de Jesus promove bate-papo com o escritor Manuel Filho

A iniciativa reforça a importância da literatura no ensino para o desenvolvimento e formação de cidadãos

De acordo com pesquisa feita pela empresa Picodi deste ano, os países onde mais frequentemente se compram livros são Turquia, Rússia e Espanha. O Brasil entra em oitavo lugar nesta lista. Pensando nisso, o Liceu Coração de Jesus promove encontros com autores em diversas turmas, um método para estreitar a relação leitor-escritor, além de estimular a leitura.

No dia 9 de outubro, os alunos do 6º ano receberam o autor Manuel Filho, escritor agraciado com o prêmio JABUTI 2008 e finalista da edição de 2016, para um bate-papo e sessão de autógrafos. “Trazer autores para a sala de aula é uma atividade extremamente significativa. É um momento único que proporciona trocas de experiências. Além de ser um estímulo à leitura, os encontros desmitificam e criam proximidade com o escritor”, explica a bibliotecária do colégio, Silvana Stocco.

Ainda de acordo com a pesquisa, 8% dos leitores só compram livros uma vez ao ano e apenas 6% compram livros uma vez por semana. Durante os encontros com os autores, se desperta o interesse dos alunos por este universo e se incentiva o hábito da leitura. “Sem a literatura não se tem memória, não se tem história, não se tem emoção. É ela que nos faz pensar, sentir, emocionar-se e ver o nosso mundo de diversas maneiras. A literatura é motor que nos impulsiona para a vida”, complementa a professora de língua portuguesa do Liceu Coração de Jesus, Analu Pandorf.

Segundo a Picodi, 46% os brasileiros compram livros por amar ler, 28% pelos estudos ou trabalho e 6% como presente, sendo que 77% de mulheres e 71% de homens compraram ao menos um livro no último ano. Para Pandorf, o hábito pode começar na infância, desde que se apresente a leitura como algo prazeroso e não de uma forma impositiva. “É nosso dever formar cidadãos para o mundo e é na escola que podemos desmistificar essa imposição de forma lúdica, prazerosa e criativa. É mostrar que a literatura nos toca, nos move e nos impulsiona para caminhos diversos”, finaliza a professora.

Sobre o autor: Escritor agraciado com o prêmio JABUTI 2008 e finalista da edição de 2016, Manuel Filho possui mais de 40 livros publicados por editoras como Panda Books, Melhoramentos, Ática, Saraiva, Editora do Brasil, Mundo Mirim, Prumo, Paulus, Besouro Box, Escala Educacional, entre outras. A Fundação Dorina Nowill lançou em 2012 a primeira obra em Braille do autor, Agora é comigo, durante a 22ª Bienal do Livro de São Paulo e, em 2015, João e o pé de feijão. Viaja por todo o Brasil participando de feiras e encontros literários e ministrando oficinas literárias com regularidade. Atua também como cantor e ator. Escreveu para revistas, televisão e rádio. Nasceu na cidade de São Bernardo do Campo (SP) em 6 de março de 1968.

Sobre o Salesiano Liceu Coração de Jesus – O Liceu Coração de Jesus foi fundado em 5 de junho de 1885 após a abertura da capela do Sagrado Coração de Jesus, possui uma estrutura histórica e desde então, tem como objetivo formar cidadãos para o mundo em um clima de corresponsabilidade e mútua colaboração. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, oferece formação com valores que compreendem o trinômio razão, religião e carinho. O sistema pedagógico conta com um alto nível de comprometimento dos educadores, estes têm o processo contínuo de formação, onde todos eles têm a formação do curso de Neurociência.

Comunicação e Marketing – Liceu Coração de Jesus

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: