Lideranças paroquiais da Inspetoria fazem encontro em Campos do Jordão

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

No fim de semana de 20 a 22 de fevereiro, sete paróquias da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora fizeram um encontro de suas lideranças na Vila Dom Bosco, em Campos do Jordão. Presentes as paróquias Dom Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora, de Campinas, São João Bosco, de Americana, Sagrada Família, de São José dos Campos, Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro, do Guarujá, São João Bosco e Santa Luzia, de São Paulo.

Foi um encontro principalmente de estudos com um espaço para troca de experiências. A coisa que desde o início chamou muito a atenção dos participantes foi a extrema diversidade dos perfis dos bairros em que estão situadas essas paróquias: umas abrigam bairros ainda nascentes, enquanto outras são de bairros residenciais consolidados, outras de bairros que hoje estão se verticalizando e outras de bairros que sofreram deterioração urbana e hoje estão cheias de cortiços. Há desde paróquias com uma só igreja até outras com treze capelas e diferentes comunidades.

O Pe. Paulo Profiro, de São Carlos, estudou com os participantes o perfil jovem e pastoral que toda paróquia salesiana, por constituição carismática, deve cultivar. O Pe. Glauco Landim, responsável pela dimensão da Evangelização e Catequese, aprofundou o itinerário para a educação à fé cristã dos jovens. E o Pe. André Torres expôs o documento da CNBB: Paróquia: comunidade de comunidades. Vários dos párocos da inspetoria estiveram no encontro o tempo todo, acompanhando os leigos das suas paróquias: o Pe. Luiz Aparecido Tegami e o Pe. Antonio Carlos Reami, do Guarujá; o Pe. Hélio Espínula Soares Pinto, do Jd. Nordeste; o Pe. Osmar Hércules Padovan e o Pe. Ademar Pereira de Souza, de Campinas; e o Pe. Ailton António dos Santos, do Alto da Lapa. O Pe. Edson Donizetti Castilho, Inspetor, também esteve presente, valorizando o encontro e fazendo a abertura.

Devidamente preparadas, as paróquias levaram a contribuição de expor para as outras quais ações estão planejando desenvolver durante este ano, em que se comemora o bicentenário do nascimento do fundador Dom Bosco. O número de participantes também variou muito de paróquia: desde dois de São José dos Campos até nove do Guarujá e sete de Americana.

Segundo um dos participantes do encontro, René Kalil Ohl, coordenador do Conselho Pastoral Paroquial da Paróquia São João Bosco, do Alto da Lapa, de São Paulo, “o encontro não serve apenas para saber como os outros estão, mas ao olhar para os integrantes das outras paróquias, parece que cada um consegue ver mais claramente a fisionomia da sua própria paróquia”.

O trabalho inspetorial das paróquias é presidido pelo Pe. Luiz Aparecido Tegami, atualmente pároco do Guarujá.

Texto: Pe. Ailton António dos Santos, SDB / Fotos: Leandro Souza

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: