Livro “Desafio de La Educación Salesiana” tem participação de docentes do UNISAL

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL – está entre as Instituições Salesianas de Ensino Superior  (IUS) que colaborou com o livro “Desafíos de la educación salesiana: Experiencias y reflexiones desde las IU”, lançando neste mês, no Equador.

O livro foi produzido com a iniciativa do IUS Education Group, uma rede acadêmica formada por mais de vinte instituições salesianas de ensino superior pertencentes à América, Europa, Ásia e África, e aborda a Educação Salesiana. Já está disponível em PDF, em espanhol, e poderá ser acessado gratuitamente. Clique aqui para acessar.

De acordo com Prof. Dr. Renato Soffner, coordenador do Mestrado em Educação do UNISAL e coordenador do IUS Education Group América, o material destina-se a os interessados na Educação Salesiana e sua proposta voltada à juventude e às comunidades em situação de risco social.

“Nosso trabalho tem a dimensão social e comunitária de empoderamento e de intervenção junto aos sujeitos esquecidos pelo Estado e pela sociedade, daí a necessidade de divulgação de todo esforço aqui produzido e efetivado”, afirma Soffner.

Ao todo, nove pessoas do UNISAL, em sua maioria docentes, participaram. São eles: Prof. Dr. Renato Soffner (organizador) e os autores Pe. Ilmário de Souza Pinheiro, Profa. Dra. Regiane Rossi Hilkner, Prof. Dr. Francisco Evangelista, Profa. Dra. Sonia Maria Ferreira Koehler, Profa. Ma. Luciana Cristina Godoy, Jacqueline Baesteiro em coautoria com a Profa. Dra. Fabiana Rodrigues de Sousa, Prof. Dr. Jorge Luís Mialhe, Profa. Dra. Valéria Oliveira de Vasconcelos..

“Nossos docentes e discentes têm participação ativa nas IUS, e a participação neste livro é uma delas. A participação demarca nosso empenho no contínuo esforço de divulgação da obra salesiana, em termos do que somos e do que fazemos. É muito importante divulgar nossas ações e produção acadêmica para a sociedade”, afirma Soffner.

Conheça mais sobre o Mestrado em Educação do UNISAL, e acompanhe as atividades desenvolvidas em parceria com o IUS Education Group. Acesse aqui a página do programa de Mestrado em Educação.

Sobre o IUS Education Group

*trecho extraído da apresentação do livro “Desafíos de la educación salesiana: Experiencias y reflexiones desde las IUS”

O IUS Education Group nasceu com a intenção de criar uma oportunidade para as instituições contribuírem para a reflexão no campo da educação, uma prioridade no carisma salesiano. A rede foi gradualmente configurada com base na intuição de algumas instituições reunidas na UNISAL em São Paulo (2002), depois teve uma proposta de trabalho preparada em Santiago do Chile sob os auspícios da Universidade Católica Silva Henríquez (2004). ), até que finalmente se estabeleceu como uma rede no local de nascimento de nosso santo fundador (Turim-Colle Don Bosco-2007), um local de extraordinária inspiração para uma rede interessada em manter viva e vital a herança pedagógica do santo da juventude. Desde então, a rede desenvolveu uma variedade de iniciativas e reuniões acadêmicas que lhe permitiram fortalecer e contribuir.

Os objetivos que identificam o “Grupo de Educação da IUS” buscam gerar modelos de intervenção – de componente teórico-prático – no campo da educação, focados nesses aspectos e nas perspectivas mais alinhadas ao carisma e missão salesianos; participar ativa e propositadamente dos circuitos de pesquisa, reflexão e ação da comunidade científica internacional no campo da educação e ciências afins; e ter voz própria qualificada nessa comunidade naqueles campos temáticos considerados mais ligados ao carisma e à experiência pedagógica salesiana.

Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: