Livro “O Imperativo Ético da Misericórdia” é lançado em São Paulo

Entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, o campus Pio XI do UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) recebeu o XXIX Congresso Brasileiro de Teologia Moral. Durante o evento foi lançado o livro “O imperativo Ético da Misericórdia”, produzido pela Sociedade Brasileira de Teologia Moral e publicado pela Editora Santuário, tendo como organizadores o Pe. Ronaldo Zacharias, sdb, e Maria Inês de Castro Millen.

Motivado pelo Ano Santo da Misericórdia, o livro traz 16 artigos divididos em quatro partes: O princípio teologal da misericórdia, Imperativos concretos da misericórdia, Igreja e misericórdia e Gratidão: uma questão de justiça.

“Na esteira da proposta feita pelo Papa Francisco é que se colocam os autores desta obra. Desejosos de aprofundar o mistério da misericórdia e compreender os imperativos éticos que dela derivam, cada um oferece, a partir da sua área de especialização, a própria contribuição”, afirma Pe. Ronaldo Zacharias na apresentação do livro. Os artigos são assinados por Dom Leonardo Ulrich Steiner, Dom Ricardo Hoepers, Erico João Hammes, Márcio Fabri dos Anjos, Fernando Altemeyer Junior, Cezar Augusto Kuzma, Maria Clara Luchetti Bingemer, Maria Inês de Castro Millen, José Antonio Trasferetti, Cássia Quelho Tavares, Leo Pessini, Ronaldo Zacharias, Oton da Silva Araújo Júnior, Antonio Edson Bantim Oliveira, Sérgio Gricoleto, Nilo Ribeiro Junior e Mário Marcelo Coelho.

Pe. Ronaldo apresenta o livro aos participantes do congresso. Foto: Ronado Pereira, sdb
Pe. Ronaldo apresenta o livro aos participantes do congresso. Foto: Ronado Pereira, sdb

“Resulta dessa forma, uma obra interdisciplinar, por meio da qual a aproximação do mistério da misericórdia é feita a partir de diferentes perspectivas, mas todas elas unificadas pela convicção de que somente um agir misericordioso salvará o mundo”, complementa Pe. Ronaldo na apresentação.

O livro também tem a direção editorial de Pe. Fábio Evaristo Resende Silva, CSsR, a coordenação editorial de Ana Lúcia de Castro Leite e a Revisão de Pe. Antenor Velho, sdb.

Sobre os organizadores
Maria Inês de Castro Millen é doutora em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, professora do Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio – ITASA e do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CES e presidente da Sociedade Brasileira de Teologia Moral (SBTM).

Pe. Ronaldo Zacharias é doutor em Teologia Moral pelo Weston Jesuit School of Theology de Cambrige, USA, reitor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) e secretário da Sociedade Brasileira de Teologia Moral (SBTM).

Anderson Bueno

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: