Material da RSE e estudo do meio ajudam na conscientização de alunos

Durante o 1º semestre, os alunos do 1º ano da Escola Salesiana São José, de Campinas-SP, realizam o projeto “Cuidados com o Planeta Terra”, proposto pelo material da Rede Salesiana de Escolas, o Caleidoscópio. De acordo com o manual do professor, “esse projeto tem como objetivo repensar a questão do lixo no universo, sensibilizando e conscientizando o grupo de adultos e crianças da possibilidade de reduzir, reaproveitar e reciclar determinados produtos que podem comprometer a sobrevivência de todo o Planeta”.

O projeto inicia-se com uma conversa sobre o lixo. Os alunos falam o que eles sabem sobre o assunto e trazem à tona suas dúvidas e questionamentos. Para terem consciência de como nós somos responsáveis por parte do lixo que é produzido no mundo, fazem uma pesquisa de campo em casa e na escola, com o objetivo de ver o tipo de lixo que produzem no dia a dia, a quantidade de cada um e o local onde são colocados. Em seguida efetuam uma análise do que foi encontrado, avaliam a necessidade de se produzir essa quantidade de lixo e se ele está sendo separado corretamente, ou seja, se está sendo feita a coleta seletiva. Ainda realizam uma pesquisa de decomposição, na qual podem perceber que o tempo de decomposição do lixo orgânico é menor do que o dos demais.

Passada a fase de conscientização dos problemas causados pelo lixo é hora de pôr em prática ações que fazem bem ao meio ambiente e às pessoas. Como forma de reduzir a produção de lixo na escola, sempre que possível, os alunos utilizam as folhas de papel dos dois lados para realizarem as atividades e usam o mesmo copo descartável ao longo do período de aula para beberem água, evitando, assim, a produção excessiva de lixo. Para explorar a questão da reutilização dos materiais recicláveis, os alunos constroem brinquedos como pé de lata e vai-vem. Com o objetivo de entenderem o que é reciclagem, fazem o papel reciclado, utilizando papeis e jornais velhos.

Para complementar o projeto, os alunos participam de um estudo do meio, visitando o Instituto Estre, um aterro sanitário de Paulínia-SP. Lá eles têm a oportunidade de conhecer o local para onde vai tudo o que jogamos fora e também de saber como é o funcionamento de um aterro sanitário.

Simone Silva

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: