Mecânica em destaque no Instituto Dom Bosco

Aulas práticas, workshop com voluntários da CUMMINS, Projeto de Formação Humana e muito mais no 1º semestre de 2019

A primeira vez a gente nunca esquece! Foi assim com os educandos do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) do Instituto Dom Bosco São Paulo – SP. O Curso de Mecânica Automotiva Veículos Leves iniciou suas aulas práticas no mês de maio, onde o educador Marcelo Belo e o auxiliar técnico Jones de Sena orientaram de forma prática como retirar os componentes do freio, além disso, saber como e quando realizar a troca das peças, identificando sempre se estão, ou não debilitadas.

“Iniciou-se com a explicação teórica e prática do educador, em seguida os jovens se dividiram em dois grupos, cada um ficou em uma roda dianteira do veículo, desse modo, cada educando foi desmontando, verificando e montando todo o sistema de freio do carro até que todos participassem. E por fim cada jovem fez um relatório diagnosticando as condições do sistema de freio do automóvel. Foi uma aula muito produtiva e importante, tornando a aula dinâmica, interativa e de grande importância para os educandos futuramente no mercado de trabalho”., declarou Jones.

Do dia 21 ao dia 23 de maio, a empresa CUMMINS do Brasil, que atua como parceira do Instituto desde 2018, com o objetivo de exemplificar para os educandos de Mecânica o funcionamento de cada componente do motor Ciclo Otto e do Ciclo Diesel, além de salientar a importância desses itens e explicar os geradores e o diferencial dos motores CUMMINS, estiveram presentes na obra, através do Programa de Voluntariado da Empresa, realizando três dias de workshop com a turma. Durante as apresentações, para maior visualização, a multinacional disponibilizou um motor da marca para demonstração. Estiveram presentes Marcelo, Vinícius Sousa e Jones, educadores do curso; além dos engenheiros Hudson R. Simoni e Luigi Vicente.

“Os educandos ficaram impressionados com a mecânica dos motores. Esses três dias foram ricos em conhecimento, foram dias nos quais todos puderam esclarecer dúvidas em relação aos ciclos, graças a disponibilidade e a paciência dos engenheiros os jovens estão cada vez mais animados para aprofundar seus conhecimentos”, declarou Jones.

Durante o semestre foi trabalhado também na disciplina de Formação Humana, o Projeto Estratégias de Vida, com o tema: Autossabotagem. O objetivo era desenvolver uma atividade que consiste na leitura do livro com base no filme proposto pelo Projeto Cine e Livro, da Biblioteca, o livro e filme Fahrenheit 451 em parceria com a educadora Angêla Lopes, responsável pelo acervo.

“Os educandos após escolherem o livro que mais lhe agradou, iniciam a leitura registrando as frases mais significativas para partilharem com os colegas em sala. Atingi a proposta feita aos educandos, a maioria solicitou levar o livro emprestado para casa para poder ler todo o livro. E os que não puderam, escolheram ficar em alguns intervalos das aulas propostas para a atividade e assim m ler o livro completo. Foi um trabalho gratificante, pois até os que tinham dificuldade para ler deram o testemunho de estar mais seguro para continuar”, concluiu Maria Clara, responsável pela Formação Humana.

Fabiana Santello – Comunicação e Marketing – Instituto Dom Bosco

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: