Medicina ainda é preferida, diz levantamento do Colégio Salesiano Santa Teresinha

Pesquisa foi realizada em outubro durante a primeira edição do Fórum de Profissões no Colégio Salesiano Santa Teresinha, na Zona Norte de São Paulo

A aproximação do final do ano traz também a pressão dos vestibulares. Além da preocupação em passar na prova, outro tema assola a cabeça dos jovens: Qual profissão quero seguir? Afinal, aos 17 anos nem todo mundo sabe exatamente o que quer para o resto da vida. E isso é completamente normal. Pensando nisso, o Colégio Salesiano Santa Teresinha promoveu no dia 21 de outubro seu primeiro Fórum de Profissões.

A iniciativa levou profissionais dos ramos mais solicitados em uma pesquisa realizada entre os alunos do Ensino Médio para orientar melhor os jovens nessa difícil decisão após resultados do Enem 2017. Foram realizadas palestras as áreas de Medicina, Arquitetura, Jornalismo, Direito, Engenharia e Administração, além de oficinas de Engenharia e Medicina. O evento também contou com “ilhas” para tirar dúvidas sobre Psicologia, Gastronomia, Carreira Militar, Relações Internacionais, Veterinária e Tecnologia da Informação. Conheça mais sobre cada uma das cinco opções mais desejadas entre os estudantes salesianos:

1. Medicina
Recentemente, a Universidade Estadual Paulista divulgou uma lista dos cursos mais concorridos. Foram 107.818 candidatos inscritos para as 7.365 vagas que a Unesp oferece. E Medicina se mantém no topo. Durante o evento do Santa Teresinha, as oficinas e palestras realizadas voltadas para aqueles que desejam atuar no segmento da saúde também eram as mais lotadas. “É meu sonho. Não me vejo fazendo outra coisa que não seja isso e a palestra só fortaleceu a decisão”, diz Isabelle Crepaldi, aluna da 2ª série do Ensino Médio.

2. Arquitetura e Engenharia
Apesar dos dois cargos estarem diretamente ligados com construções, existem diferenças. Enquanto o Arquiteto se atenta mais ao conforto e à estética, o Engenheiro é responsável por organizar estratégias para que os projetos do primeiro sejam executados com maestria, zelando pela segurança e ordem da estruturação de casas, prédios e estabelecimentos.

3. Jornalismo
Apesar de muitos acreditarem que o futuro da reportagem está fadado ao fim, para os adolescentes do Salesiano o posicionamento é outro. São diversas pessoas interessadas em aprimorar o dom da comunicação e reformular o mercado por meio de novas tecnologias e plataformas. Hoje um bom profissional da notícia trabalha na busca de informações e na sua divulgação por meio de veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet.

4. Direito
Atualmente, existem 800 mil advogados em operação no Brasil. E segundo o mesmo estudo divulgado pelo Leis e Negócios, do Portal IG, caso todos passem na prova da OAB, serão mais de 3 milhões de profissionais no país. Mesmo com esse número alto, a jovem Amanda Donario parece ter encontrado seu caminho: “Estava na dúvida entre criminalista ou civil. Antes estava dividida, mas o Fórum me fez ver que o que quero mesmo é a primeira opção”.

5. Administração
Anualmente, 708,6 mil empresas são abertas no Brasil. Em contrapartida, 713,6 mil são fechadas também nesse mesmo período, segundo o IBGE. Para evitar esse saldo negativo, a formação de bons administradores se faz necessária. E se depender do futuro dos Salesianos, esse jogo pode mudar. Afinal, a possibilidade também está no top 5 das preferidas.

Sobre o Colégio Salesiano Santa Teresinha:

Fundado em 1937, o Colégio Salesiano Santa Teresinha (Rua Dom Henrique Mourão, 201 – Santa Terezinha) destaca-se na Zona Norte de São Paulo como um notável centro de Ensino Infantil, Fundamental e Médio. A instituição é centrada na Metodologia do Amor Educativo e no Sistema Preventivo, que se resumem em três dimensões: Razão, Religião e Afeto – bases da proposta pedagógica de Dom Bosco, santo católico que atuou como educador de crianças e jovens no século XIX. Além disso, o colégio Santa Teresinha conta com uma gama de atividades extracurriculares que incentivam os jovens a desenvolverem outras habilidades além do padrão de escolas comuns. Para mais informações, acesse: www.salesianost.com.br

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: