Semana do Meio Ambiente mobiliza atendidos do IDB em prol do cuidado com a Casa Comum

O Instituto Dom Bosco (IDB), em São Paulo, realizou a Semana do Meio Ambiente, de 31 de maio a 5 de junho, data que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente. 

Participaram das atividades todas as unidades e atendidos do IDB.

A série de reflexões sobre sustentabilidade foi uma iniciativa da equipe da Aliança Verde de Dom Bosco (Don Bosco Green Alliance) do Instituto, além disto, durante os momentos formativos, a Instituição pôde contar com a participação da Ambientalista, Susi Uhren, e a estudante de Jornalismo, Clara Uhren, atuantes na Empresa Singular Sustentabilidade. 

Confira algumas das ações realizadas:

Formação para os educadores sociais

Susi e Clara realizaram junto a Don Bosco Green Alliance, a Parada Técnica sobre Sustentabilidade. As principais pautas foram: definição e aplicabilidade da sustentabilidade, obrigação legal dos geradores e gerenciamento de resíduos. 

Momentos de “Bom Dia” e “Boa Tarde”

Os educadores responsáveis pelos momentos formativos salientaram sobre temas como: a problemática dos pontos viciados de lixo, vida sustentável em harmonia com a natureza, importância da água para humanidade e os principais problemas ambientais brasileiros. 

Acesse as imagens das atividades  

Conscientização e Ação

A ambientalista convidada disponibilizou materiais para o uso dos educadores. Os educandos de 6 a 14 anos produziram materiais artísticos com base na exposição do filme “O Lorax: Em busca da Trúfula perdida”

Já para os jovens e adultos de 15 a 59 anos, foi exibido o documentário: “O Lixo Extraordinário”, e a proposta era que cada turma construísse esculturas utilizando materiais recicláveis, dando uma nova utilidade para o material que seria descartado.

Além disto, Susi e Clara estiveram presentes no IDB, para uma palestra interativa, contendo rodas de conversa, dinâmicas e brincadeiras, 

Os jovens do CEDESP realizaram cartazes e comprometeram-se com cuidados específicos, conforme a respectiva turma, como: prevenção ao desperdício de água nos bebedouros, mutirão de limpeza, transformação de restos de alimentos em adubo para a horta, desperdício e descarte indevido.

Segundo encontro virtual para os membros do Don Bosco Green Alliance

A educadora e integrante do Grupo Aliança Verde, Fabiana Santello participou do momento on-line com mais de 60 participantes. Durante o momento, Fabiana explicou sobre a Campanha: “Um faz Diferença” da Instituição. Clique  e relembre a Campanha de 2021.

Arrecadação de Tampinhas

O CEDESP da Unidade Vila Paulistana promoveu uma campanha de arrecadação de tampinhas.

Quiz reflexivo

Já no Castelinho Dom Bosco Zona Sul, o CCA e o CJ refletiram sobre os hábitos humanos e os seus impactos no meio ambiente, por meio de um quiz e apresentação de um vídeo lúdico da Turma da Mônica sobre o tema. 

Leia a íntegra da notícia  

Preservação do patrimônio natural

O Núcleo de Convivência de Idosos realizou um momento formativo com as idosas, sobre a preservação do patrimônio natural do Brasil e sustentabilidade.

Colheita, direto para o Prato 

Os jovens do CCA Bom Retiro colheram alface da horta cultivada ao longo do semestre, e levaram para o almoço dos educandos e educadores.

Com informações: Instituto Dom Bosco

Edição de Texto: Jenniffer Silva – Comunicação Social ISSP

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: