Mês de Dom Bosco termina com grande festa no Centro Social Santa Luzia

São João Bosco é comemorado por todos aqueles que se dedicam à caridade aos pequeninos e marginalizados, sobretudo os jovens. No dia 31 de janeiro a Igreja dedica a memória litúrgica ao aniversário de morte de Joãozinho Bosco, dia de sua entrada na casa eterna de Cristo.

Em 16 de agosto é comemorado o nascimento de Dom Bosco, data que também é lembrada como um dia muito especial e para isso, nesse ano o Centro Social Santa Luzia dedicou uma semana de atividades em homenagem a ele.
A semana especial teve início no domingo, 25, com o evento “Pedalando com Dom Bosco” pelas ruas da zona leste de São Paulo-SP, e no dia 27, uma sessão especial, o Cine Dom Bosco.

Festa de Dom Bosco

No último dia do mês houve uma grande festa em homenagem a João Bosco. Cerca de 500 pessoas participaram da comemoração que teve início com a missa animada pelo CoralBosco, formado por voluntários, ex-alunos e educandos do Centro Social, e presidida pelo padre Fernando Campane, diretor do Centro Social. Após a missa houve procissão seguida de queima de fogos.

Outro evento comemorativo foi a Apoteose de Dom Bosco, espetáculo que reuniu novos talentos com o tema e lema: “O legado de Dom Bosco, somos Dom Bosco que caminha”. O enredo contou a história de Dom Bosco, através de uma carta enviada à um jovem.

Enredo da Apoteose de Dom Bosco

A história de Dom Bosco foi marcada por muita fé, amor e determinação, por isso elaboramos uma apoteose a fim de mostrar que todos os seus sonhos não tiveram fim com sua morte, mas tornaram-se realidade; e mais, um enorme legado repleto de ensinamentos e valores.

A Apoteose de Dom Bosco foi escrita a partir do olhar e sentimentos de um menino ao receber e ler uma carta deixada pelo próprio Dom Bosco a ele. Essa carta expressa a essência da vida de Dom Bosco: seu amor para com a juventude.

Jovens interpretam a história de São João Bosco

A narrativa toma forma por meio das narrações, pensamentos, lembranças, oração, música, dança, arte meios pelos quais ajudam o menino a compreender as palavras poéticas e proféticas de Dom Bosco.

As músicas foram escolhidas justamente para dar forma à dramatização. A oração do Pai Nosso encenada pelos jovens do CEDESP (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo) com a participação dos educandos do CCA (Centro da Criança e do Adolescente) Santa Luzia foi selecionada para contar um pouco da trajetória do homenageado e o sofrimento de um povo humilde que perde a direção quando não compreende o verdadeiro sentido da fé.

Em seguida, a música “Lágrimas Ensinam”, interpretada pelos educandos dos CCA’s Santa Luzia e São Nicolau, mostra como o garoto se sente em não ter São João Bosco por perto e que todo o sofrimento também serve para ensinar.

A música “Tua Palavra” interpretada pelas crianças dos CEI’s (Centros de Educação Infantil) e CCA’s demonstra a luz e esperança que Dom Bosco se tornou por meio de suas palavras carinhosas. A música “Teu amor é bom demais” interpretada pelos educandos do CCA Santa Luzia representa a santidade e a alegria que tomou conta de todos os continentes. A música “Paz” representa que o menino compreende o que Dom Bosco quer dele: levar ao mundo sua alegria e sua mensagem de paz e união. E encerramos com a música “Mágico de Deus”, interpretada por todos os projetos, transmitindo a alegria salesiana.

Comunicação – Centro Social Santa Luzia

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: