Michel Dutra, SDB, é ordenado Diácono

A Inspetoria Salesiana de São Paulo celebrou no sábado, 20, a ordenação diaconal de Michel Dutra, SDB, pela imposição das mãos de Dom Hilário Moser, Bispo Emérito de Tubarão (SC). 

O Salesiano, que se prepara para o Sacerdócio, recebeu o primeiro grau do sacramento da ordem, em cerimônia realizada na Paróquia São João Bosco, no bairro do Alto da Lapa.

Também foram ordenados: Denilson Bezerra Ferreira (Inspetoria de Campo Grande), Deyvison José de Santana, Ivan Alves da Silva e Josemar Abel Júnior (Inspetoria de Recife), Diego da Silva (Inspetorial de Porto Alegre), Gutielles dos Reis Santos (Inspetoria de Belo Horizonte) e Luís Antônio Ferreira (Inspetoria de Manaus). 

ACESSE A GALERIA DE FOTOS

INÍCIO DO CAMINHO 

Natural de São Bernardo do Campo, Michel ingressou no aspirantado, em Pindamonhangaba, no ano de 2011, tendo realizado sua Primeira Profissão Religiosa em 2014, em Curitiba (PR). 

O lema diaconal escolhido foi: “A mim o fizestes”, retirado do livro de Mateus 25, 40. No especial “Feito Vida”, que reúne a biografia dos Salesianos que serão ordenados ou que farão a Primeira Profissão Religiosa, o Diácono Michel explicou que esta frase expressa seus sentimentos no processo de discernimento vocacional.

“É como desejo viver como pessoa, como cristão, salesiano e agora diácono: no serviço aqueles que mais precisam, especialmente os jovens. A caminhada tem suas alegrias e desafios, sorrisos e lágrimas e, em meio a tudo isso, também com as minhas limitações, desejo ser no mundo: um sinal de esperança deste Deus Amor que acredito. Conto com as orações de vocês!”, salientou. 

LEIA TAMBÉM

Centro Juvenil Dom Bosco reflete sobre comunicação efetiva e não violenta em encontro sociofamiliar

A SERVIÇO DO POVO DE DEUS 

Durante a homilia, Dom Hilário realçou sobre o sentido do ministério diaconal, destacando que, mesmo que transitório, os Salesianos devem sempre se inspirar no projeto de vida de Jesus: “eu vim para servir e não para ser servido”,destacou. 

“O diaconato que receberam agora, costuma ser chamado transitório, pois em cerca de um ano, vocês serão ordenados padres. Entretanto, o espírito próprio  do diaconato, de serviço terá que ser também o espírito do seu presbiterado, sem esse espírito de serviço, tudo se reduzirá ao clericalismo de que tanto fala o Papa Francisco”, afirmou o Prelado. 

CONSAGRADOS

Ao fim da celebração, o Padre Justo Ernesto Piccinini, Inspetor, direcionou aos neo-diáconos uma mensagem e a Dom Hilário, formadores, familiares e organizadores da celebração, manifestou sua gratidão. 

“Tu és muito feliz, tu és especial. Lembrem-se sempre disso: tu és especial aos olhos de Deus, que te chamou e consagrou para uma missão bonita. Aos olhos dos jovens, pois assim como Dom Bosco, você foi chamado para ser testemunha do amor de Deus a toda a Juventude. É especial aos olhos da sua família, pela missão bonita que assumiu a partir de hoje. Lembre-se sempre: para todo o povo de Deus, tu és especial! A nossa gratidão pelo sim que deram ao chamado que Deus faz. Tenham a certeza de que Ele jamais os abandonará, expressou o Inspetor.

ASSISTA A TRANSMISSÃO DA ORDENAÇÃO

 Texto: Jenniffer Silva – Comunicação Social ISSP
Fotos: Sara Gama – Comunicação Social ISSP

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: