Monsenhor Jonas Abib completa 80 anos de vida

O Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, que é membro da Família Salesiana, completa em 21 de dezembro 80 anos de vida.
Uma série de eventos e homenagens marcaram as comemorações, entre elas um musical e uma missa realizada no Santuário Pai das Misericórdias, que fica dentro do complexo da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista-SP.

Monsenhor Jonas e a Comunidade Canção Nova

Monsenhor Jonas Abib nasceu em 21 de dezembro de 1936 na cidade de Elias Fausto-SP, filho de Sergio Abib e Josefa Pacheco Abib, tendo assim descendência sírio-libanesa e italiana. Estudo dos 7 aos 12 anos no Colégio Pe. Moye, mantido pelas Irmãs da Providência de Gap.

Aos 12 anos iniciou sua caminhada com os Salesianos ingressando no Liceu Coração de Jesus, também na capital, onde estudou e trabalhou na oficina de artes gráficas. Aos 13 anos seguiu para o Colégio São Manoel, em Lavrinhas-SP, e depois para o Instituto Coração Eucarístico, em Pindamonhangaba. Cursou filosofia em Lorena-SP, no Instituto Salesiano de Filosofia e Pedagogia. Cursou teologia no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo e, em 1964, ordenou-se sacerdote.

Em 1971 conheceu a Renovação Carismática Católica e em 1978 fundou a Comunidade Canção Nova, com a missão de evangelizar pelos meios de comunicação social. Em 1980 começou a operar a Rádio Canção Nova e posteriormente também a TV.

Em 2004 Pe. Jonas Abib consagrou a televisão Canção Nova em Portugal, junto com todo o Sistema Canção Nova de Comunicação, membros e sócios da obra. Também em 2004 inaugurou o Centro de Evangelização Dom Hipólito de Moraes, com capacidade para mais de 80 mil pessoas.

Em 2006 recebeu o Prêmio Santa Clara da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e acolheu na sede da Canção Nova o 12º Congresso Mundial de Novas Comunidades, com a presença do presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Dom Stanilsaw Rylco.

Em 2007, com 70 anos, gravou seu primeiro DVD musical intitulado “Como é linda nossa família”, lançado no ano seguinte, quando a comunidade completou 30 anos. Em outubro do mesmo ano recebeu o título de monsenhor concedido pelo Papa Bento XVI.

Em 12 de outubro de 2008 a Comunidade Canção Nova recebeu o Reconhecimento Pontifício no Vaticano, sendo considerada pela Santa Sé uma “associação de fiéis internacional de Direito Pontifício”.

Em janeiro de 2009 a Canção Nova é admitida oficialmente como membro da Família Salesiana que, além dos Salesianos de Dom Bosco, reúne diversos grupos de religiosos e leigos dedicados a trabalhar em favor da juventude seguindo o carisma de São João Bosco.

Em 2014, durante a Solenidade de São Pedro e São Paulo, em 29 de junho, a Comunidade Canção Nova recebe o reconhecimento definitivo do Vaticano.

Atualmente a Comunidade Canção Nova atua evangelizando pelo rádio, TV e internet, atingindo todo o mundo.

Anderson Bueno com informações da Comunidade Canção Nova

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: