MOSB e Liceu São Paulo: “Lixo no lixo Liceu no capricho”

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

No dia 22 de maio o MOSB iniciou junto com os alunos do 5º ano do ensino fundamental do Liceu Coração de Jesus a campanha “Lixo no lixo Liceu no capricho”. A ação, que fazia parte das novas medidas da CIPA do Liceu com o apoio da CIPA e envolvendo os alunos, foi incluída nas atividades da 13ª Semana Nacional do Museu e começou com a adequação do pátio para receber o lixo gerado nos intervalos separados em orgânico e reciclável.

No primeiro dia, a atividade foi dividida em duas partes, teoria e trabalho de campo. Dentro da teoria os alunos foram capacitados para atuarem na campanha e receberam um manual de agente ambiental e um crachá individual. O trabalho em campo aconteceu no pátio do colégio onde os agentes ambientais colaram cartazes explicativos, reorganizaram as lixeiras colocando a sinalização adequada (orgânico ou reciclável) e os sacos de lixo corretos (preto para lixo orgânico e azul para lixo reciclável) e organizaram as equipes que trabalhariam na conscientização dos alunos menores na semana seguinte.

Nesta semana em todos os intervalos os alunos agentes ambientais conversaram com os demais alunos explicando sobre a separação do lixo, tiraram dúvidas sobre o assunto e distribuíram material educativo. O material educativo trazia um braço do tema lixo por dia. No primeiro dia tratava de indicar quais materiais são recicláveis e quais não, no segundo dia o material abordava o tempo de composição de cada matéria, no terceiro dia trazia o cilo do papel mostrando a diferença entre um ciclo linear (do corte da árvore para a fabricação e depois o papel sendo jogado no lixo comum) e um ciclo infinito (papel reciclado), no quarto dia o material trabalhava o desperdício de alimento, e por fim, no último dia o encerramento da atividade de conscientização realizada pelo 5º ano, mas a campanha continua com o apoio do colégio.

Alguns resultados já começaram a aparecer: o volume de lixo no chão do pátio diminuiu, muitas crianças abraçaram a causa e hoje ajudam a fiscalizar e alguns professores que já estavam trabalhando o tema em sala de aula estão reforçando a campanha. Ainda será preciso trabalhar bastante em cima do tema para que aqueles alunos que ainda possuem dúvidas sobre a separação possam saná-las e não haja mais trocas nas lixeiras, bem como a conscientização do desperdício de alimento que ainda é muito grande por parte dos alunos.

Para saber mais sobre as atividades do MOSB entre em contato através do e-mail [email protected] ou do telefone (11) 3337 2916.

Equipe MOSB

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: