MOSB recebe estudantes de teologia de São Paulo e alunos de Americana

A procura pela exposição “200 do nascimento de Dom Bosco” do Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB) localizado no prédio do Liceu Coração de Jesus, em São Paulo, tem se intensificado com a aproximação do mês de agosto, quando se comemora o bicentenário de Dom Bosco. São vários os objetivos que levam às visitas, mas principalmente a busca por inspiração para compor apresentações e projetos especiais que serão realizadas no mês de agosto nas casas salesianas do estado.

 

No dia 2 de junho os alunos do segundo ano de Teologia do Instituto Pio XI de São Paulo fizeram a visita acompanhados pelo padre e professor Nilson Faria dos Santos(SDB). Como o grupo é composto por alunos de diversas regiões do país, foi interessante observar como eles se identificaram com os objetos e sua representatividade compreendendo justamente a abrangência da atuação s alesiana no Brasil. Ao percorrem os espaços da exposição foram também identificando possibilidades de ampliar o acervo do museu com objetos relevantes de casas salesianas pelas quais já passaram. Além de conhecer o conteúdo da exposição, os estudantes puderam também visitar a reserva técnica do museu e discutir assuntos diversos que envolvem a presença salesiana no Brasil, totalizando cerca de duas horas de duração da visita. Padre Nilson deixou a exposição agradecido “Agradeço aos cultores da história da missão salesiana em São Paulo e demais localidades do Brasil.” 

Já no dia 3 de junho foi a vez dos alunos do 6º ano do Colégio Dom Bosco de Americana visitarem a exposição. A visita fez parte do roteiro cultural preparado pela agência Ivian com o objetivo de apresentar três equipamentos culturais da capital paulista: o MOSB, O Museu da Língua Portuguesa e o Catavento Cultural e Educacional. Fez parte da visitação algumas questões que tinham como objetivo nortear o passeio pelo espaço, visto que, o tempo era curto para que dessem conta de ler todas as legendas e adquirir algum conhecimento mais sólido. As respostas dos grupos beirava m a genialidade levando em consideração o nível de intelectualidade atingido pela maioria dos estudantes que vem ao Museu. Conseguiam defender seu posicionamento com conhecimento de causa demonstrando que apreenderam as explicações em sua totalidade. Utilizaram um vocabulário incomum para os jovens de mesma faixa etária, além de, ao lerem suas respostas, conseguirem prender a atenção dos demais, por meio da clareza, postura, expressividade vocal. Foi uma visita muito prazerosa para os educadores do MOSB que parabenizam os responsáveis: Direção, Coordenação e docentes.

 

Agradecimentos: Instituto Pio XI, Colégio Dom Bosco e Ivian Expedições Educacionais

 

As visitas são gratuitas e devem ser agendadas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11 ) 3337-2916.

 

Fotos e textos: Equipe MOSB 

Museu da Obra Salesiana no Brasil – MOSB 

 

 

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: