MOSB: visita do Colégio Santa Teresinha

No último dia 10 de junho os alunos dos 2ºs anos do ensino médio do Colégio Santa Teresinha de São Paulo visitaram a exposição “200 anos do nascimento de Dom Bosco”. A visita foi incluída no roteiro cultural preparado pelo colégio em parceria com a agência Diverte Cultural que também contemplou outros equipamentos culturais e históricos como o Memorial da Resistência, edifício Martinelli e Mercado Municipal. O coordenador do ensino médio do colégio, Willian Petelincar, que já trabalhou em conjunto com o MOSB quando atuava como coordenador no Liceu Coração de Jesus, ressaltou a importância da visita “os alunos realizaram um estudo pedagógico ao centro histórico de São Paulo com objetivo de observar as múltiplas paisagens do centro. Realizar esse resgate histórico foi muito importante! Parabéns a todos os alunos pelo comprometimento e seriedade com que realizaram a atividade”. 

A exposição que é dividida em três módulos (Acolhimento, Dom Bosco e liturgia e Educação Salesiana) é versátil e possibilita recortes específicos de acordo com o objetivo dos visitantes. Para os alunos do Colégio Santa Teresinha, foram apresentados objetos do acervo que concretizavam a história da fundação do colégio Santa Teresinha. Resumidamente, o local onde hoje funciona o Colégio Santa Teresinha em 1919 foi adquirido pelos salesianos do Liceu Coração de Jesus (local onde está sediado o MOSB) para funcionar como uma chácara onde se pudesse isolar seus alunos que haviam contraído a gripe espanhola e também, com o crescimento do número de alunos do colégio, serviria como um local onde os alunos pudessem realizar seus passeios e atividades extracurriculares. Em 1926, foi construída a Igreja dedicada a Santa Teresinha em agradecimento à proteção dada aos alunos e salesianos do Liceu durante o período da Revolta Esquecida de 1924. O Externato Santa Teresinha foi fundado em 9 de maio de 1937. Esta passagem está marcada na exposição dentro do módulo “Acolhimento” onde estão expostos os estilhaços das balas de canhão que caíram no Liceu e a fotografia da destruição causada pelas mesmas em 1924.

Devido ao sucesso das visitas, a coordenação do colégio e o museu já estão agendando novas visitas para o segundo semestre.

Agradecimentos: Colégio Santa Teresinha e Diverte Cultural

Ficou interessado?

As visitas são gratuitas e devem ser agendadas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3337-2916.

Fotos e texto: Equipe MOSB

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: