Museu Salesiano abre exposição sobre os 200 anos de Dom Bosco

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

O Museu da Obra Salesiana no Brasil inaugurou na segunda-feira, 18 de agosto, a exposição comemorativa “200 anos de nascimento de Dom Bosco”, santo fundador da Congregação Salesiana. A exposição busca por meio de aspectos museográficos narrar detalhes da obra salesiana desde sua chegada até os dias atuais.

A cerimônia de abertura aconteceu pela manhã com a presença do Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana, Pe. Fábio Attard, do bispo emérito de Campo Grande – MS, Dom Vitório Pavanelo e um grande número de padres e colaboradores do Liceu Coração de Jesus, UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) e do Centro Inspetorial.

Como mestre de cerimônias esteve o pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Pe. André Torres. Pe. Sérgio Baldín, que dirigiu a Rede Salesiana de Ação Social e está às vésperas de viagem à Roma para aprimoramento de estudos, fez uma homenagem ao saudoso Pe. Mário Quilici, zeloso guardador da história dos salesianos. O vice-inspetor, Pe. Roque Luiz Sibioni fez os agradecimentos a todos que estiveram envolvidos no processo de construção da exposição e na sequência o inspetor, Pe. Edson Donizetti Castilho, discursou e abriu oficialmente a exposição.

“(A exposição) é expressão de amor e, sobretudo, aguçará em nós um desejo grande de fazer memória, memória de gratidão a tantas pessoas, a tantos fatos que ocorreram ao longo dessa história mais do que centenária. A exposição certamente despertará em nós a possibilidade de encontrar sentido em tudo isso, que é história humana mas sobretudo a história do amor de Deus, amor que visa alcançar todas as presenças e inspetorias do Brasil para que o sonho e a experiência pastoral, pedagógica e evangelizadora de Dom Bosco pudesse fazer o caminho que fez”, afirmou o inspetor.

O espaço expositivo está dividido em três módulos: Acolhimento, Dom Bosco e os Salesianos no Brasil e Educação Salesiana no Brasil. Os visitantes poderão conferir peças de arte sacra, paramentos utilizados em décadas passadas, reproduções de cartas escritas por Dom Bosco, utensílios da história do Liceu Coração Coração de Jesus, parte do acervo de história natural do museu bem como um quadro com uma pintura de Dom Bosco enviado por ele mesmo.

Acolhimento

A vida e a obra de Dom Bosco, a criação da congregação Salesiana e a presença dos Salesianos no Brasil são conteúdos abordados, de forma lúdica e interativa, com o objetivo de fomentar a pesquisa, a análise e o debate nas diversas faixas etárias, da infância a adolescência, como também entre o público adulto.

Dom Bosco e os Salesianos no Brasil

Os salesianos chegaram ao Brasil em 14 de julho de 1883. Instalaram-se primeiramente numa chácara em Niterói, cidade na qual fundaram o Colégio Santa Rosa. Fundaram colégios em outras cidades, como Recife, São Paulo (Liceu Coração de Jesus) e Salvador. Desde então desempenham um trabalho significativo em favor da infância e juventude, privilegiando a mais carente e marginalizada. Visando sua integração na sociedade e sua colaboração no desenvolvimento do país.

Educação Salesiana no Brasil

Foi no setor das escolas profissionais e agrícolas, no final do século XIX e início do século XX, no Brasil, que os salesianos mais se destacaram, merecendo o reconhecimento e o apoio de autoridades públicas. Os salesianos valorizavam o trabalho, colocando nas mãos dos alunos instrumentos adequados para promover o avanço do país em direção ao progresso.

Desde suas origens, com base no pensamento de Dom Bosco, as escolas salesianas entenderam e acolheram as dificuldades e as mudanças de cada época como oportunidades para extrair de seu patrimônio pedagógico novas e criativas respostas para estes desafios. Hoje, no continente americano, a escola salesiana quer contribuir para a criação de uma cultura da solidariedade. O momento atual caracteriza-se, por um lado, pelos processos de globalização e, por outro, pela concentração de riqueza em alguns e empobrecimento de outros, que são sempre as maiorias.

 

SERVIÇO:
Exposição 200 anos do nascimento de Dom Bosco
Alameda Dino Bueno, 285, complexo do Liceu Coração de Jesus, segunda casa dos salesianos no Brasil
Visitas agendadas pelo telefone 11 3337-2916 ou pelo e-mail [email protected]

Texto: Anderson Bueno com informações do Museu da Obra Salesiana no Brasil / Fotos: Anderson Bueno

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: