Não é a tecnologia que determina se a comunicação é autêntica

Comunicação e misericórdia: comentário do Conselheiro para a Comunicação Social

Caros amigos e amigas, o Papa Francisco ofereceu-nos a Mensagem para o 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Neste ano juntou Misericórdia com Comunicação, afirmando:

“Aquilo que dizemos e o modo como o dizemos, cada palavra e cada gesto deveria poder expressar a compaixão, a ternura e o perdão de Deus para todos. O amor, por sua natureza, é comunicação: leva a abrir-se e a não se isolar” (….). “As palavras podem construir pontes entre as pessoas, as famílias, os grupos sociais, os povos. E isto dá-se tanto no ambiente físico quanto no digital”.

O convite a comunicar com misericórdia é aberto e universal, é oferecido à Igreja e às pessoas de boa vontade, aos diplomatas e aos políticos, aos povos e aos diversos grupos sociais, tanto no mundo físico como no digital. A comunicação da misericórdia não conhece limites, porque depende da qualidade das pessoas, da sua capacidade de escuta, de recepção e de partilha, e não dos meios: “Também ‘e-mails’, ‘sms’, redes sociais, ‘chats’ podem ser formas de comunicação plenamente humanas. Não é a tecnologia que determina se a comunicação é autêntica ou não, mas o coração do homem e a sua capacidade de fazer bom uso dos meios a seu dispor. As redes sociais são capazes de favorecer as relações e promover o bem da sociedade ….”.

Pelo fim da Mensagem, o Papa Francisco deixa entrever algumas linhas típicas do seu pontificado, como a cultura do encontro, a centralidade da pessoa, o ser Igreja ‘em saída’: “A comunicação, os seus lugares e os seus instrumentos permitiram um alargamento de horizontes para muitas pessoas. Isto é um dom de Deus, e também uma grande responsabilidade. Gosto de definir este poder da comunicação como «proximidade». O encontro entre a comunicação e a misericórdia é fecundo na medida em que gerar uma proximidade que cuida, conforta, cura, acompanha, faz festa”.

Desejo a todos uma boa reflexão e aplicação da Mensagem do Papa Francisco à vida pessoal, familiar, comunitária, no trabalho e na vida social; e uma linda e feliz Festa de São Francisco de Sales e de S. João Bosco, dois grandes comunicadores da misericórdia de Deus aos Jovens e aos mais necessitados.

Cordialmente,

P. Filiberto González,
Conselheiro Geral para a Comunicação Social
Publicado em 26/1/2016

ANS – Roma

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: