Araras: nos pátios de Dom Bosco vivenciamos os ensinamentos de Jesus

Entre os dias 14 a 18 de março, as crianças e adolescentes da Obra Social Salesiana de Araras vivenciaram por meio de celebrações, encenações, teatros de fantoches, dinâmicas, sobre a vida e a prova de amor de Deus por meio dos ensinamentos de seu filho Jesus.

Foram os próprios educandos que encenaram a Via-Sacra e, ‘sentiram na pele’, como disse o educando Nicolas, que aos 13 anos expressou: “viver e encenar a Via-Sacra foi muito importante, sobretudo, por se sentir traído por Judas, parece-me que depois da traição, foi que Jesus realmente começou a sofrer, por outro lado, o momento que me chama atenção é o encontro do Cireneu com Jesus, um momento forte, pois de um lado alguém trai Jesus e do outro ajuda-o a carregar a cruz”.

Entre os dias 21 a 24 de março, fomos vivenciando a cada dia os preparativos da Semana Santa. Com a celebração de Domingo de Ramos, que abre por excelência a Semana Santa, os jovens educandos foram motivados a preparar seus corações para acolher Jesus. Depois elaboraram uma carta que foi encaminhada para os pais, assumindo alguns compromissos com a sociedade, mundo, natureza, família, escola. Na terça-feira, na celebração de Lava-Pés, foram motivados a escolher entre eles, padrinho ou madrinhas, que lhes ajudassem durante o ano e, ambos lavaram os pés uns dos outros. Na quarta-feira, na celebração da Paixão, recordamos o amor, esse que não foi amado.

E por fim, a grande festa na Quinta-feira, Jesus Ressuscitou, Ele vive e quer viver em nós. Foram essas palavras que nortearam a celebração, logo após da apresentação dos Fantoches, que explicava o sentido da Páscoa. As crianças e adolescentes escreveram em pequeno pedaço de papel o que aprenderam durante essas semanas e assumiram um gesto concreto para as suas vidas. E com um almoço comunitário coroaram essas duas semanas de oração, meditação, e gestos de amor de um Deus que nos amou e, amou até o fim.

S. Kleber Aparecido

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: