Noviços salesianos participam de primeiro retiro do ano

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Nessa semana de 11 a 16 de Fevereiro aconteceu o primeiro retiro com os noviços, apresentando o espírito religioso para viverem bem este ano e toda a sua vida religiosa. Aconteceu em Rondinha, Campo Largo-PR, na Casa de Retiro Santo André das irmãs de Santo André.

Os temas expostos pelo pregador, Padre Carlos Galhardo, permitiram aos noviços refletirem sobre a vocação, o seguimento de Cristo no carisma salesiano, a vida cristã, os votos religiosos, a devoção a Maria, entre outros temas. “Ao iniciar o ano do noviciado, o retiro espiritual adquire uma singular importância, uma vez que é nesse espaço de tempo onde nos colocamos diante de Deus e diante de nós mesmos, a fim de que possamos criar as bases espirituais necessárias para corresponder fiel, consciente e livremente ao projeto de vida que nos propomos a abraçar”, disse o noviço Giovanni de Lucena Morais. E continha: “Esse momento de silêncio e confronto da Palavra de Deus com as nossas vidas é sempre singular e renovador, verdadeiro tempo de graça onde o Espírito Santo toca os nossos corações e nos impulsiona a seguir os passos de Jesus e, portanto, responder ao seu chamado com generosidade de coração. Para isso, nos colocamos também sob a proteção materna da Virgem Maria, Auxiliadora dos Cristãos e de São João Bosco, cujo testemunho nos inspira nesse seguimento de Jesus”.

A vida religiosa é um projeto de vida em que sempre haverão aspectos para aprofundar, por toda a vida do religioso. O noviço Wilbertty Silva expressa como foram importantes as reflexões propostas: “Para mim o retiro foi muito importante, pelo fato de nós noviços estarmos conhecendo essa nova etapa que é o noviciado, tempo de imersão total na vida espiritual e também nos escritos do nosso fundador, São João Bosco. O retiro me ajudou a compreender o que é um noviço, que quer dizer sem vícios, um tempo de desconstrução total para formar o ser religioso Salesiano. Tivemos a oportunidade de entender detalhadamente os três votos que iremos professar: obediência, pobreza e castidade. Não são votos fáceis de se viver, exige de nós um sim diário e mais ainda, o auxílio do espírito santo para alcançar tais graças. Estar em retiro foi um tempo de graça e aprendizado, porque ser religioso é uma vida exigente, mas, mais do que isso é ter o “brilho” no olhar, que cativa a todos que estão ao nosso redor”.

N. Wellington Alderlei

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: