Novo presidente mundial para os Ex-Alunos e Ex-Alunas de Dom Bosco

Em 5 de outubro, no âmbito da V Assembleia Eletivo-Estatutária da Confederação Mundial dos Ex-Alunos e Ex-Alunas de Dom Bosco, foram eleitos o novo residente e o conselho que animarão as atividades desse importante grupo da Família Salesiana. Presente o Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime.

O novo Presidente dos Ex-Alunos é Michal Hort, de nacionalidade eslovaca. Nascido em 12 de outubro de 1977, é casado com Martina Hortovae tem dois filhos, Teresa e Filip, com 4 e 3 anos respectivamente. Frequentou o Liceu salesiano de Šaštín (1995) e fez o Curso de Ciências Políticas e Relações Internacionais, na Universidade de Bolonha (1996-2001). Sucessivamente estudou Relações Internacionais Econômicas na Universidade de Economia, de Bratislava (2001-2006).

Como ex-aluno, desempenhou diversos encargos: vice-presidente da Associação dos Ex-Alunos eslovacos; Promotor da “Business Platform”, dos Ex-Alunos; e Membro da Comissão Executiva da Associação dos Ex-Alunos eslovacos para as Relações Internacionais.

Na saudação de início, o neopresidente aplaudiu o trabalho feito por seu predecessor, Dr.Francesco Muceo, e por quantos com ele formavam o Conselho. Sublinhou igualmente a importância de trabalhar unidos como Confederação.

Foram além disso eleitos: Eduardo Cavalcante Pessoa (Brasil) e Fresia Mora Mendez (Costa Rica) para os JEX (Jovens Ex-Alunos) da América; Rajesh Gupta (Índia) para a Asia; Fernando Arce Núñez e Ángel Gudiña (ambos da Espanha) como JEX para a Europa. Foram também escolhidos: como Secretária, Dony Sapienza (Itália), e, como Ecônomo, Bryan Magro (Malta).

O Reitor-Mor sublinhou na boa noite o papel que os Ex-Alunos salesianos são chamados a desenvolver, pondo em evidência duas expressões fundamentais para a Família Salesiana e para os Ex-Alunos em particular: “É proibido queixar-se” e, depois: “Comunhão, Comunhão, Comunhão!”. Realçou além disso que “hoje o mundo nos põe numa situação privilegiada para trabalhar e desenvolver a nossa missão entre os Jovens e a Sociedade”.

A V Assembleia Eletivo-Estatutária da Confederação Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco encerra hoje as suas sessões.Bom número dos Ex-Alunos presentes entretanto continuarão na Itália para participar da Peregrinação aos Lugares Salesianos (Valdocco,Chieri e Colle Don Bosco),peregrinação que terminará no dia 9 de outubro.

Na Eucaristia de hoje, 6 de outubro, o Reitor-Mor recordou aos Ex-Alunos a história de uma Mestra de Noviças, na qual sublinhava a importância da radicalidade do Evangelho e da sequela de Cristo, “aspectos que não dizem respeito apenas aos Consagrdosmas, como afirma o Papa Francisco, referem-se a cada um dos cristãos; fazem parte da essência do cristão,do seguidor de Jesus Cristo”.

No ANSFlickr estão disponíveis várias galerias de fotos relativas à assembleia.

ANS – Roma

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: