O Centro Inspetorial ganha o tom da prevenção contra o câncer de mama

Nesta sexta-feira, 29, os colaboradores do Centro Inspetorial estiveram reunidos para uma formação sobre o câncer de mama, em virtude da campanha ‘Outubro Rosa’. 

O mês temático prevê a conscientização deste que, é o tipo de câncer que mais acomete a população feminina em todas as regiões do Brasil, com exceção da região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição. 

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2019, a taxa de mortalidade pela doença, ajustada à população mundial, foi de 14,23 óbitos por 100.000 mulheres. 

JUNTOS PELA CONSCIENTIZAÇÃO

Nesse sentido, os departamentos de Pastoral e Recursos Humanos enviaram entre os dias 22 e 28, informativos sobre a doença com métodos de prevenção e locais para realização de mamografia. E, por fim, o encontro entre os colaboradores desta sexta-feira encerrou a semana.

O Gestor de RH, Marcos Carvalho, explicou que:

“O encontro teve como objetivo, promover a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Penso que essas ações incentivam o autocuidado e o cuidado com o próximo, os colaboradores ficam mais atentos a si e ao seu redor, criando ambientes mais humanizados e saudáveis”, afirmou Marcos. 

NA VOZ DELAS

No início, os participantes assistiram a três vídeos. Dois dele, com depoimentos de pacientes oncológicos e um de uma apoiadora da campanha.

Em seguida, a palestra mediada por Roberta Acácia Magalhães, enfermeira do departamento de cirurgia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e especialista em psicopatologia psicanalítica contemporânea sanou dúvidas e promoveu um momento de reflexão sobre a enfermidade.

OLHAR PARA SI

A enfermeira enfatizou sobre a importância do autocuidado, na perspectiva de olhar para si mesmo e para os sinais que o corpo revela, além, da necessidade de manter uma alimentação saudável, prática de atividades físicas e da relação dos homens em todo o processo de prevenção e tratamento.

“Nesse momento, nós temos que olhar para nós mesmos como mulher, porque quando olhamos para a nossa família, queremos abraçar essa causa de uma forma única e sozinha. Queremos ser a ‘mulher maravilha’ das histórias em quadrinhos. Eu também fui assim, mas quando só olhamos para o próximo e não para si, isso vai cansando e desgastando”, salientou a enfermeira. 

Ela também aconselhou que as mulheres realizem com frequência o autoexame, mesmo que durante o banho. Este momento, segundo Roberta, pode ajudar no diagnóstico não só do câncer de mama, mas de outras doenças. 

ATENDER A TODAS 

A profissional realçou a qualidade no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) para os tratamentos oncológicos. Contudo, ela disse perceber por parte da população e dos setores responsáveis, o desinteresse  para que os recursos disponíveis atendam a todas as mulheres, sobretudo, as em maior situação de vulnerabilidade. 

Texto: Jenniffer Silva – Comunicação Social ISSP

Fotos: Pedro Melim – Comunicação Social ISSP

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: