PADRE GABRIEL ROMERO VISITA CASAS SALESIANAS DE SÃO PAULO

Padre Gabriel Romero descreveu impressões e enfatizou a importância da presença salesiana em São Paulo

Padre Gabriel revisitou a sua própria trajetória. Relembrando do período em que estudou no colégio salesiano, na cidade de São Miguel de Tucumã, na Argentina, onde conheceu a ordem salesiana e os grupos juvenis.

Foi missionário, realizou trabalhos fora da província e, em meio às amizades, experiências na música, teatro e esporte, viu-se vocacionado ao trabalho com os jovens, que o levaria mais tarde à cidade de Córdoba, também no interior da Argentina, onde concluiria a sua formação e se tornaria pela primeira vez inspetor em uma casa salesiana.

Hoje, aos 50 anos, assumiu o que chama de missão, exercida desde 2020, que consiste em visitar, em nome do Reitor-Mor, Padre Ángel Fernández Artime, as inspetorias presentes na América do Sul.

“A nossa região abraça os países do Brasil, com seis inspetorias; Argentina, que tem duas; Uruguai, Paraguai e o Chile, com uma só inspetoria cada. O nosso trabalho consiste em identificar as fortalezas, os desafios, os sonhos, olhando e pesando o futuro, na construção de um planejamento para os próximos anos”, ressaltou Padre Gabriel.

Visita Extraordinária

Padre Gabriel Romero começou as visitas no Brasil em 2021, mesmo ainda não dominando o idioma local.

De 24 a 27 de abril, a visita foi na Obra Social, Dom Bosco de Itaquera. Já no período de 28 de abril a 01 de maio, foi a vez da Comunidade Salesiana Santa Teresinha.

Sobre a Obra Social Dom Bosco de Itaquera, Padre Gabriel relatou que não conhecia pessoalmente a instituição. “Ouvi muito sobre esta obra salesiana, os irmãos salesianos, leigos, entre tantos outros, que tiveram a graça de passar por aqui. Escutei sobre história do Padre Rosalvino, as informações chegavam sempre muito boas”.  Segundo o Sacerdote, uma obra que tem como objetivo principal trabalhar com o povo, e a população mais humilde, é o ‘coração de Dom Bosco’.

Carisma Salesiano

No colégio Salesiano Santa Teresinha, padre Gabriel abençoou as instalações da biblioteca, que atenderá exclusivamente os alunos do 9.º ano e Ensino Médio. Além disso, reuniu-se com os gestores das áreas pedagógicas e administrativas, percorreu os espaços do colégio interagindo com alunos e professores.

Na obra em Itaquera, falou especialmente da possibilidade de jovens e adultos terem uma oportunidade de se capacitar por meio dos cursos profissionalizantes oferecidos. “O primeiro contato que tive aqui foi com as oficinas e os cursos profissionalizantes. Ela é múltipla, bonita, plural, uma diversidade que espelha a beleza desta obra salesiana, que acolhe a todos”, declarou Padre Gabriel.

Ao encerrar a visita, o Conselheiro Salesiano da América Cone Sul, deixou uma mensagem para toda a comunidade salesiana: “Deixo, sem dúvida, a todos vocês, o meu agradecimento e uma mensagem de animação, de continuarem a difundir o carinho que Dom Bosco tinha com as crianças e jovens mais vulneráveis. É muito gratificante para um coração salesiano saber que essas pessoas agradecem e valorizam tudo que receberam aqui”, pontuou.

Para o Sacerdote, esse é o milagre de Deus no coração de cada pessoa atingida pela obra, é uma transformação de vidas.

Texto e foto: Osdb Itaquera e  Colégio Santa Teresinha

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: