Obra Social São João Bosco de Campinas comemora 105 anos

Na última terça-feira, 24 de junho, dia de São João Batista, a Obra Social São João Bosco de Campinas comemorou 105 anos de sua fundação.

Tudo começou com um sonho de um santo homem que gostava muito de sonhar e muito mais de realizar. Graças o empenho de Dom Bosco que fundou a Sociedade de São Francisco de Sales, os Salesianos, a preocupação com a juventude e com sua formação nos moldes da Pedagogia da Presença, chegou até nós, no Brasil, e, posteriormente, a Campinas. O início da história da Entidade se deu em 1909, com a Fundação do Externato São João. Um lugar que mais do que uma escola regular, tornou-se uma escola para vida, onde gerações de meninos aprenderam e foram felizes.

Com o crescimento e agravamento da situação socioeconômica nos bolsões de pobreza da cidade de Campinas, a pedido da própria Municipalidade, após mais de oitenta anos funcionando como escola regular, o Externato São João voltou-se integralmente à assistência social, iniciando um trabalho junto às crianças e adolescentes de rua em regime de abrigo. Cerca de dois anos mais tarde, percebeu-se que a problemática a ser enfrentada precisava de uma ação social mais preventiva e vinculada à realidade local das famílias, justamente focada e concentrada em sua comunidade. Por isso, iniciou-se um trabalho socioeducativo em meio aberto com as crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.

A mudança de atendimento exigiu uma reforma parcial do prédio e adaptações dos espaços existentes. No final do mês de maio de 1994, foi iniciado o novo trabalho de acolher e promover vida digna às crianças e aos adolescentes que estavam em situação de desproteção e ameaçados ou violados em seus direitos.

O ano de 2004 é significativo para o Externato São João, pois completa dez anos de trabalho social em favor da criança e adolescente empobrecidos da cidade de Campinas. É também neste ano de tantas comemorações que a Entidade muda de nome com o objetivo de homenagear seu idealizador, passando então a chamar-se Obra Social São João Bosco.

Atualmente a Obra Social São João Bosco está presente nos bairros Centro, Vida Nova, Vila Taubaté, Jardim Dom Gilberto e Jardim Campo Belo II. Nestes bairros, realiza o atendimento diário de cerca de duas mil pessoas (crianças, adolescentes e jovens e suas respectivas famílias), gerando oportunidades e promovendo educação de qualidade que prepara os educandos para a vida.

Para celebrar este momento, a Obra Social São João Bosco promoveu um momento solene que reuniu salesianos, colaboradores, benfeitores, voluntários e autoridades civis e religiosas do Município de Campinas.

Após a Missa de São João Batista, houve uma Solenidade para rememorar a História da Entidade. Este momento foi enriquecido com apresentações artísticas dos educandos e com uma homenagem aos colaboradores que trabalham na Obra Social São João Bosco há mais de dez anos.

Para encerrar as comemorações, os convidados puderam saborear um agradável coquetel que reuniu na fraternidade e amizade todos aqueles que acreditam no trabalho educativo realizado pela Obra Social ao longo destes cento e cinco anos de existência.

Celebrar esta história é celebrar a vida! Uma história escrita a muitas mãos que deixa em nosso Município desde 1909 um legado de trabalho, dedicação e compromisso com a juventude.

OSSJB – Campinas

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: