OS Araras

Nossa História


O Oratório São Luiz é uma associação civil de natureza confessional, beneficente/filantrópica, sem fins econômicos e lucrativos, de caráter assistencial, educacional, religioso e cultural, constituída sob a inspiração dos ensinamentos e do carisma de São João Bosco, fundador da Congregação Salesiana. Confiante nos jovens, dizia: “Os meninos são bons; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles”. Assim iniciaram-se os Oratórios Festivos, escolas profissionalizantes, internatos, etc.

Em Araras, a obra salesiana instalou-se em 29 de janeiro de 1895, com objetivo inicial de atender os imigrantes italianos residentes na cidade. Em seguida foi construído um externato e com o passar do tempo outros espaços apareceram para acolher todos aqueles que procuravam a obra. O Oratório Dom Bosco, filial do Oratório São Luiz, foi inaugurado em 27 de abril de 2002, tendo por objetivo atender a zona leste da cidade, região periférica, em fase de expansão e com famílias em situação de vulnerabilidade. Atualmente são desenvolvidas atividades na área da Assistência Social, com o projeto PROVIM Dom Bosco, com cem por cento de gratuidade, tendo como público alvo: crianças e adolescentes, especialmente, em situação de vulnerabilidade. O Oratório é Entidade de Atendimento e está inserido na Política de Proteção Básica, oferecendo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Em julho de 2018, foi firmado o Termo de Colaboração com o município de Araras para prestação desses serviços de assistência social. Atualmente atende 200 crianças e adolescentes.

HISTÓRIA DA PRESENÇA SALESIANA EM ARARAS


Projetada por Dom Luiz Lazagna, em 1895 em Araras o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) num edifício doado por Bento de Lacerda, Barão de Araras. No dia 29 de janeiro de 1895 chegam em Araras as primeiras Irmãs Salesianas. Eis a certidão de nascimento da Obra Salesiana em Araras no dia do padre João Modesti no seu livro “Salesianos em Araras 100 anos”.

No inicio, o padre Alexandre Fia também está para ser capelão das Irmãs e também para cuidar das numerosas colonias de emigrantes italianos que povoavam as grandes fazendas de café que constituiam o municipío de Araras. O Desdobramento do Oratório São Luiz foi fato de atividades junto e ao redor da casa do padre. O objetivo tanto das Irmãs Salesianas como dos padres era o cuidado da população italiana e dos filhos destes migrantes.

Assim, desde a implatação da obra salesiana em Araras, foi fundado um pequeno Oratório, e, em seguida, um externato. Já em 1896, os alunos do oratório São Luiz prepararam uma sessão dramático-musical em homenagem aos cooperadores. Desde o início, ainda no tempo do padre Alexandre Fia, já se organizava a banda musical, o coral e um pequeno grupo teatral. Depois com o padre João Crippa e generosidade dom povo a igreja, o santuário do Sagrado Coração de Jesus foi inaugurado no dia 22 de junho de 1902.

Daí para frente, salesianos em Araras é só vida, atividade, crescimento, fortalecimento e demonstração real de suas forças com vocações salesianos que todos nós conhecemos. Nestes anos todos o núcleo animador desta presença tem sido a comunidade salesiana que a cada ano é composta por salesianos irmã e padres que com dinamismo dão o direcionamento seguro para todos que da comunidade participam, sejam nos oratórios, na Obra Social e no Santuário. Para que tudo isso se desenvolva de uma maneira harmônica.

Contexto da Obra Salesiana

O oratório São Luiz é uma associação civil de natureza confessional beneficente / filantrópica, sem fins econômicos e lucrativos de caráter assistencial educacional, religiosa e cultural, constituída sob a inspiração dos ensinamentos e do carisma de São João, fundador da Congregação Salesiana. Dom Bosco foi padre na Itália, nasceu em 16/08/1815 e faleceu em 31/01/1888, sua missão especifica: a educação cristã da juventude. Confiante nos jovens dizia: Os meninos são bons ; se há meninos maus é porque não há quem cuida deles. Assim iniciou - se a obra dos Oratórios Festivos, escolas profissionalizantes, internatos, etc...

A palavra oratório tem várias interpretações, mas especificamente para nossa realidade é sinônimo de um determinado espaço onde ocorre uma experiência pedagógica, social e formativa, este termo era muito comum na época de Dom Bosco e conserva - se hoje de forma atualizada, atenta as novas exigências do tempo em que vivemos e do cumprimento dos objetivos estabelecidos para nossa instituições. Em Araras, a obra salesiana instalou - se em 29 de Janeiro de 1895 com o Padre Alexandre Fia , missionário Italiano. O objetivo inicial do oratório era atender os imigrantes Italianos residentes na cidade. Após alguns anos foi construído um externato e com o passar do tempo outros espaços apareceram para acolher todos aqueles que procuravam pela obra.


Oratório Dom Bosco Zona Leste


O oratório Dom Bosco, filial do oratório São Luiz, foi inaugurado em 27 de Abril de 2002 tendo por objetivo atender a zona leste da cidade, região carente e em fase de expansão. Atualmente desenvolvemos atividades na área de Assistência Social ( Proteção social básica - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo) denominado Provim Dom Bosco, com cem por cento de gratuidade, tendo como público alvo: crianças, adolescentes, especialmente em situações de vulnerabilidade.

Na área da Assistência Social o Oratório é Entidade de Atendimento e está inserido na Politica de Proteção Básica, voltado para o segmento da criança e do adolescente, Serviço de Convivência e fortalecimento de vinculo. Assim, ao longo destes anos, os oratórios em Araras tem contribuído com o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens que passaram e estão presentes hoje em nossa entidade.

A Obra Salesiana Dom Bosco, busca ser um braço de evangelização e educação na cidade de Araras. Oferecendo aos educandos a proposta do Evangelho de Jesus Cristo como caminho da existência humana em uma realidade pluralista, sempre respeitando as opções religiosas, sem abrir mão dos princípios que regem a doutrina católica, ä luz do quadro referencial da Pastoral Juvenil Salesiana. Nesse sentido buscamos respeitar e a dialogar com todos. A base da formação busca gerar liderança e protagonismo juvenil, buscando realizar o binômio “Bom cristãos e honestos cidadãos”. Conferindo excelência e a convivência humana, por meio de valores. A Obra Social pretende realizar uma educação que seja altiva, confiante na força protagonizado, ä luz do sistema preventivo, embasado em razão, religião e bondade, que são personificadas na presença efetiva e afetiva do educador salesiano no meio dos jovens, fazendo se amar.