Cummins apresenta o programa ‘The Power Of One’ em Workshop de Geradores no IDB
27/11/2023Azul, ou Rosa: Cuidado com a saúde sempre!
29/11/2023No dia 17 de novembro, com o objetivo de celebrar, à Luz da Pedagogia Salesiana: “Nossa identidade ancestral, potente, resistente e coletiva de nossa existência, preta, em comunhão com a diversidade que nos faz sermos todas e todos Brasileiros”, a turma de Educadores do Socioeducativo formado por Ângela Lopes, Gaiza Santos e Israel Marques (fala acima) e toda Equipe da Unidade do CEDESP Vila Paulistana, realizaram a 3ª Edição do Quilombo Salesiano. O tema: “No Brasil, Resistente de Identidade Ancestral, África Floresce: Potente, Preta e Sororal!”.
Santos Negros…
Fizemos memória nos Santos Negros da Igreja Católica, enaltecendo o testemunho autêntico de vida e, a forma como estas mulheres e homens, por conta de sua negritude, superaram os sofrimentos e se consolidaram como referência de bondade, solidariedade, dedicação e entrega.
Manifestações Artísticas…
Nos momentos de manifestação artística, no período da manhã tivemos a apresentação da Educanda Milena, da turma de Marketing.
Culinária: Uma herança…
As Educadoras Gaiza e Ângela, fizeram o resgate e as contribuições dos Negros, a partir da culinária e, como essa herança ancestral contribui para uma alimentação mais saudável, em contraposição ao consumo de alimentos ultraprocessados e o quanto isso faz mal.
Artesanato e Horta…
A oficina de artesanato ficou com o Educador Gerson Rocha, que guiou também a oficina de Horta, com mudas de orégano, coentro, salsa e tomilho. Utilizando caixinhas de achocolatado e suco, foi ofertado terra adubada, para fazer o transplante das mudas.
Pintura Corporal…
A partir do grafismo afro e indígena, foram criados desenhos para quem quisesse.
Oficina de Criação…
Criação da boneca Abayomi, conduzida pela Educadora Rachel Feliciano, revisitando a história e o significado dessas bonequinhas.
Fala, Educanda!
“QUILOMBO DOS PALMARES O QUE FALAR DO QUILOMBO DOS PALMARES? São comunidades formadas por negros fugitivos da escravidão. Os quilombos fazem parte da nossa cultura do dia a dia, a nossa história é muito rica em todas as áreas até porque somos muito invejados. No esclarecimento do nosso prof. Israel a raça negra ela é bem representada por negros que fizeram histórias. E nos dias de hoje temos muitos deles como cantores, políticos, atores, padres e etc. Estamos pouco a pouco ganhando espaço em todas as áreas, mas ainda encontramos preconceito e indiferenças. No dia 17/11, foi falado da nossa culinária envolvendo temperos, as nossas artes em cultura e pinturas onde fomos incentivados a fazer algumas miçangas tipo pulseiras, algumas pinturas simbólicas na pele, a boneca Abayomi; a parte de tranças /turbantes, vestimentas, além do plantio, foi bacana ter um espaço de leitura falando um pouco de tudo. Confesso que os professores do Socioeducativo, foram bem simples em mostrar a nossa cultura o quão é muito rica e confesso que gostei muito, porque NEGRA SOU com muito orgulho.”`Atendida na Unidade.