Educandos do CEDESP Dom Bosco Bom Retiro ampliam horizontes por meio de visitas técnicas, workshops e imersões culturais que conectam teoria, prática e cidadania.
Workshop Cummins — 14 e 15 de abril de 2026
Os educandos do curso de Logística, acompanhados pelo Técnico Especializado Denis da Silva, receberam no Instituto Dom Bosco colaboradores da Cummins Brasil, empresa com mais de 100 anos de atuação no mercado. Por meio de apresentação dinâmica, os participantes conheceram de perto o funcionamento de operações de armazém, segurança do trabalho, planejamento logístico, importação e exportação.
“Achei muito importante trazerem este workshop para nossa turma, pois focaram bastante na importância de se qualificar e em como a segurança no trabalho é fundamental.” Educando participante.
Visita ao Museu do Futebol — 17 de abril
As turmas da manhã de Assistente Administrativo e Fabricação Digital, sob orientação dos educadores Antonietta Furmankiewicz e Luciano Mamedio, visitaram o Museu do Futebol no Pacaembu. Os educandos percorreram as 15 salas temáticas da exposição principal, que narram de forma lúdica como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa cultura. A visita incluiu ainda acesso à arquibancada do histórico estádio.
“A parte mais interessante foi ver a história do futebol feminino. Tivemos a oportunidade de ver o estádio e participar de salas interativas.”, Marily Thais Mamani, Assistente Administrativo
Visita Técnica ao Farol Santander — 28 de abril
Educandos da turma de Logística e Mecânica, visitaram o Farol Santander, no centro de São Paulo. A experiência começou pelo mirante, com vista panorâmica de 180° da cidade, e seguiu pelos andares do edifício, onde foram exploradas obras de arte moderna, instalações interativas e salas com iluminação imersiva.
“Ambiente lúdico que em cada pessoa pode causar uma reação única. Um conceito de novidade e aproximação com novas formas de ver o mundo.”, Rubens Donizete, educando participante
Integração RH, Elétrica e Comando: NR-6 na Prática — 5 de maio
Promovida pela educadora de Recursos Humanos, a atividade reuniu educandos dos cursos de RH, Elétrica e Comando para uma integração prática sobre a Norma Regulamentadora NR-6. Após as aulas teóricas sobre Normas Regulamentadoras, os educandos de RH visitaram os espaços de atividades práticas para avaliar a utilização e a conformidade dos Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (EPIs/EPCs) pelos colegas de Elétrica.
“Identificaram mais que EPIs; vivenciaram a responsabilidade que o RH carrega na preservação da integridade física dos colaboradores e na construção de um ambiente de trabalho seguro e em conformidade com a lei.” Maristela Souza, Educadora de RH.
Imersão no Farol Santander: Exposições “Portais” e “Jardim do Éden” — 8 e 15 de maio
Em dois encontros, as turmas manhã e tarde do curso de Design Gráfico, acompanhadas pelas Técnicas Especializadas Livia Antonio e Viviane Moraes, realizaram imersão cultural nas exposições de Nina Pandolfo e Joana Vasconcelos no Farol Santander. O foco foi a observação orientada de elementos visuais: cor, forma, composição e conceito, estimulando a percepção estética, o olhar crítico e a conexão entre linguagem artística e design.
“As exposições ‘Portais’ e ‘Jardim do Éden’ chamaram minha atenção pelas cores e pelas ideias diferentes. A visita me ajudou a ter mais ideias para os meus trabalhos.”, Ana Cláudia Sousa, educanda do período da manhã.