Biblioteca do IDB em Ação
09/09/2021Jovens realizam Gincana e Cartazes no Setembro Amarelo do IDB
17/09/2021Com a participação de todos os serviços, o Castelinho Dom Bosco Zona Sul, refletiu sobre o mês e sobre a data do dia 10, que marca a campanha com o dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Você Não Está Sozinho, foi a mensagem presente.
O mês de setembro, é um mês amarelo, porque marca a campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Para dar força a essa campanha, no dia próprio dia 10, os Educadores e atendidos do Castelinho Dom Bosco Zona Sul, Unidade Santo Amaro, do Instituto Dom Bosco São Paulo – SP, iniciaram o Bom dia, com a participação de todos os serviços da casa, entre crianças, jovens e idosos, onde o principal objetivo era a conscientização sobre a prevenção ao suicídio, buscando alertar a todos a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.
Durante o momento, os participantes estavam sentados obedecendo aos protocolos de segurança enquanto as técnicas sociais do Núcleo de Convivência do Idoso NCI preparavam o vídeo, para a primeira etapa, propunha luz e reflexão sobre o tema, na sequência, o momento de diálogo entre os participantes envolvidos. Os principais focos, foram: O significado do laço amarelo; Os sinais de alerta; Como ajudar alguém; E o que é o Centro de Valorização a Vida CVV. Ao fim, foi entregue um laço amarelo junto com a mensagem:
“Saúde e Bem-estar. O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio que visa à conscientização da população sobre esse grave problema e formas de evitá-lo. Essa é uma campanha de extrema importância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado. E o tema pode ser tratado de forma preventiva e educativa.”, concluiu Elizete Marinho, Assistente Administrativo no NCI.