Amabilidade e Integração no IDB
14/02/2022Parada Técnica de Fevereiro: Ressignificando as ações do Cotidiano e a Celebração de 1 ano de Castelinho Dom Bosco
25/02/2022As atividades guiadas pelo Eduardo Campos, Oficineiro, é uma parceria com o Instituto Pinheiro
No dia 08 e 10 de fevereiro, os(as) Atendidos(as) do Núcleo de Convivência do Idoso NCI do Castelinho Dom Bosco Zona Sul – Instituto Dom Bosco São Paulo – SP, iniciaram as aulas de Terapia Musical e Memória e Cognição com Eduardo Campos Rodrigues, Oficineiro. Cada atividade acontece em dias diferentes, mas ambas foram inicialmente realizadas no mesmo espaço: o salão de Costura da Unidade. Entre os diversos objetivos, estimular a Coordenação motora, a convivência e melhorar a qualidade de vida dos Idosos(as), estão entre as propostas. O momento é resultado de uma Parceria com o Instituto Pinheiro.
Diversos são os objetivos das práticas: “Estimular a coordenação motora; controlar a pressão arterial; melhorar os distúrbios de comportamento. É uma técnica que trabalha com a saúde ao utilizar formas diversas de aprendizado, expressões e arte. Trazendo prevenção e promoção de saúde para todos. Além disso, trabalhos direcionados à cognição podem promover outros benefícios, como trabalhar as emoções, desenvolver a afetividade, estimular a convivência e diminuir o nível de ansiedade e de angústia.”, declarou Eduardo.
“As atividades foram Maravilhosas. As idosas voltaram com ‘muuuuuuuita’ alegria e vigor. Mais concentradas e com a mobilidade menos comprometida. Os exercícios ativam o sistema nervoso central e promove muitos benefícios a saúde e autoestima. Desde a concentração, percepção, lateralidade, ritmo, memória recente, orientação espacial, habilitação psicomotora e cognitivas e condicionamento físico.”, contribuiu Elizete Marinho, Assistente Administrativo na Unidade.
“Tanto a terapia musical como a memória, consegui perceber essa mudança extremamente significativa. Estou bem feliz por ver o grande número de participantes, e novos inscritos. Isso é bom, me dá a intenção de que a atividade é realmente muito boa. As aulas são muito especiais e fazem muita diferença positiva na vida de cada participante.”, concluiu o Oficineiro.