13º Edição dos Jogos Cooperativos, Visita Guiada no Oswald de Andrade e Prevenção de Acidentes com a Empresa Cummins – Entre o CEDESP Vila Paulistana e Bom Retiro
21/06/2022Vila Paulistana celebra 21 anos com o tema: “A VP tá ON – Fazendo brilhar quem por aqui passar”
27/06/2022Durante o mês de maio e junho o Castelinho Dom Bosco Unidade Zona Sul do Instituto Dom Bosco São Paulo, realizou: Seminário: “Tecendo a Rede de Proteção Básica” – O objetivo é agir na prevenção das mais diversas agressões; Gincana lúdica com momento de saúde; Oficina ECA’RTE refletindo o combate ao trabalho infantil através da arte; Biblioteca Itinerante na Zona Sul e trouxe o Meio Ambiente para pauta. Confira abaixo todas as iniciativas.
Jovens e idosos participam do Seminário: “Tecendo a Rede de Proteção Básica” – O objetivo é agir na prevenção das mais diversas agressões – Referência ao dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Com o objetivo de prevenir os agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos Atendidos, o Castelinho Dom Bosco Zona Sul, participou no dia 25 de maio do Seminário: “Tecendo a Rede de Proteção Básica”, no Colégio Emilie de Villeneuve. Durante o momento estiveram presentes a rede de serviços do território Cidade Ademar e Pedreira. O momento informativo foi dedicado ao conhecimento e meios de combate aos casos de Falta de proteção; Violência sexual; Formas de abuso sexual como ( Observar – sem contato físico; Exposição – Físico intencional; Teleformas: mensagens abusivas, ameaça de exposição de foto ou mensagens, processo de manipulação; Atos físicos – Genitais, Rede de direitos, entre outros. Crianças, adolescentes e idosos em vulnerabilidade social participaram do momento. O dia traz a reflexão para o dia 18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
“Foi um dia bem produtivo e de muito aprendizado, assistimos uma apresentação de dança circular dos Povos dos Mundo, que foi lindo de se ver”, disse Elizete Marinho, Administrativo do Núcleo de Convivência para Idosos NCI.
“Momento especial de retomada das atividades presenciais com a rede, foi um dia oportuno de rever velhos amigos, inclusive.”, declarou Erica Ruiz, Gerente do NCI.
Gincana proporciona atividades lúdicas e momento saúde
No dia 26 de maio, a Unidade realizou uma grande gincana com todos os Serviços: CCA, CJ, NCI e MSE e Colaboradores. O objetivo foi realizar um momento intergeracional (diversas gerações/idades) e festivo. Neste mesmo dia a Equipe Parceira do INTS, conferiu o peso dos Atendidos, realizando um momento também de saúde para todos.
O início contou com a apresentação de Dança circular Intergeracional, em seguida as atividade recreativas e lúdicas como: Queimada na quadra; Sala de jogos com campeonato de jogos de mesa e diversos: uno, dama, etc; Competição de dança e Karaokê na Brinquedoteca; Corrida no parquinho; Demonstração de arte em painel (desenho e escrita) na sala de costura; Pega pega corrente; Rouba bandeira e Dança das cadeiras no Anfiteatro e Pesagem com o a equipe do INTS na sala verde.
“A gincana foi um dia de reflexão e muita diversão. As crianças tiveram um dia festivo, com brincadeiras, karaokê, artes e não podendo esquecer um dia de saúde também com a visita da equipe do INTS. Foi um dia que com certeza marcou porque na semana seguinte a pergunta de muitas crianças era: “Teremos gincana hoje?”. Estamos todos ansiosos pela próxima.”, concluiu Diomara Ap. de Lima, Orientadora Socioeducativa do CCA.
Oficina ECA’RTE reflete o combate ao trabalho infantil através da arte
Para realizar uma reflexão sobre a problemática do trabalho infantil, tendo como política pública o ECA, os Atendidos do CJ, participaram no dia 28 de maio da “Oficina ECA’RTE”, junto com a Equipe de Pastoral do menor – Diocese de Santo Amaro, o objetivo era trabalhar os artigos do Estatuto através da arte.
No primeiro momento a acolhida e informações sobre o local, sem seguida, uma roda de conversa explicando o tema, foi exposto a música: Sementes de Emicida e Drika Barbosa. Logo depois, foram realizados cartazes referente a temática, finalizando com um bate-papo para que todos pudessem apresentar os trabalhos realizados.
“O ECA é um instrumento importante para crianças e adolescentes, uma política pública que precisa ser olhada e avaliada, o trabalho infantil vem assumido um cenário muito ruim para nossos jovens, sendo assim alvos fáceis de diversas violações de direitos tendo sua infância muitas vezes roubadas pela exploração do trabalho, e trabalhar essa temática através da arte permite que o tema seja aprofundado e refletido.”, declarou Fernanda Nascimento, Educadora do CJ.
“Achei legal, muito informativo e dinâmico”, concluiu Susan Victoria, Atendida do CJ.
Biblioteca Itinerante na Zona Sul
Com o objetivo de realizar o incentivo à leitura, trazendo a biblioteca até os atendidos do Castelinho, foi realizada no dia 03 de junho, a biblioteca itinerante na Unidade com os serviços: CCA, CJ e NCI – Clique aqui e relembre a atividade. Com direito a contação de história pelo CCA. O grupo 1 apresentou: A cesta da dona maricota que aborda a importância das frutas e legumes. Na sequência, cada grupo individualmente foi escolhendo os livros que mais interessou.
“Achei bem interessante e uma boa iniciativa para incentivar a leitura.”, disse Alannys Campelo, Educanda CJ.
“Agradecemos a Angela Lopes do Instituto Dom Bosco Bom Retiro por nos proporcionar essa experiência mágica trazendo os livros até nós.”, finalizou Fernanda, Educadora.
Meio ambiente em Pauta
Já no Castelinho, durante a semana do Meio Ambiente (31 de maio até 05 de junho) em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), o CCA e o CJ, refletiram sobre os hábitos humanos e seus impactos no meio ambiente. Os jovens do CJ, montaram o quiz para ser respondido, depois colocaram um vídeo da turma da Mônica dando dicas de cuidado para o meio ambiente. “Foi um momento interativo e de troca de conhecimento. Muito divertido e de conscientização.”, disse Fernanda Nascimento, Educadora.
CCA – Centro para Crianças e Adolescentes
CJ – Centro para Juventude
NCI – Núcleo de Convivência do Idoso
MSE – Medida Sócioeducativa
INTS – Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde
ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente
Clique aqui para ver todas as fotos