Centro para Juventude no pódio em Campeonato FutArte
09/08/2022Vivências, Arte e Cultura no MSE Castelinho
11/08/2022No dia 29 de julho, foi realizada a Parada Técnica mensal do Instituto Dom Bosco São Paulo SP, desta vez, a realização do momento formativo aconteceu na Unidade Vila Paulistana com a presença dos Educadores da própria Unidade, Bom Retiro e Castelinho Dom Bosco Zona Sul. A mudança é para que todos possam visitar a “casa” de cada um e conhecer a realidade do território. Neste dia: reflexão sobre autorresponsabilidade, formação sobre Educação Financeira, aprendizados sobre o Manual da Lei Geral de Proteção de Dados LGPD com o Padre Ronaldo Pereira, DPO da Inspetoria Salesiana e muita alegria com o “Arraiá Julino”.
Ao iniciar a turma da VP, fez uma homenagem a Dom Bosco, celebrando o padroeiro junto com a turma da Pastoral. Na sequência, refletindo sobre autorresponsabilidade, Padre Alcy Maurício S Júnior – Vice-Diretor do IDB, deu continuidade na abertura. Lembrou que a Parada traz exatamente a vivência de “parar” e compreender as próprias ações. Reforçou a importância de encararmos nossos desafios em união.
No segundo momento, Alex Brito, Gestor Financeiro e André Lázaro, Administrativo/Financeiro, do Instituto, realizaram a formação sobre Educação financeira, durante a apresentação os colaboradores trouxeram reflexões importantes acerca da temática, envolvendo Educação básica, família, reservas de emergência, sinais de alerta, responderam ainda perguntas feitas pelos próprios Educadores, anteriormente: “Como lidar com as dívidas?”, “Como conciliar o salário com as despesas diversas?”, além de trazer o significado de termos financeiros muitas vezes desconhecidos como: commodities e índices de juros e cálculo de impostos. A conclusão foi com a entrega de cofrinhos de presente para todos e a meta é: criar uma meta e economizar com a ajuda do objeto. Finalizando a parte da manhã, Padre Ronaldo Pereira, DPO da Inspetoria, apresentou o Manual da LGPD 1a Edição – 2022, elaborado pela Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora. Foram 7 tópicos abordados quanto a nossa conduta, direitos e deveres referentes à lei. Pe. Ronaldo, ilustrou as regras com vivências do dia-a-dia e abriu espaço para dúvidas. Por fim, todos tiveram de assinar o termo de declaração, responsabilidade e recebimento do manual da LGPD, ficando com o manual e uma cópia do documento assinado.
Para finalizar o dia, após o almoço, momento de convívio entre os Colaboradores no “Arraiá Julino IDB”, que contou com brincadeiras típicas como pescaria, argola, correio elegante, entre outros, além da pipoca, do milho e muita diversão com a grande quadrilha de dança. Por fim, as palmas para os aniversariantes do mês.