CCA do Instituto Dom Bosco explica Educação financeira e Celebra o Folclore com os Jovens
30/08/2022Parada Técnica de Agosto: “Como lidar com a nova realidade psicológica?”; Sustentabilidade na hora do descarte e alegria na comemoração dos 207 anos de Dom Bosco
02/09/2022Confira abaixo as atividades realizadas pelos serviços: CJ e CEDESP – Unidades: Bom Retiro, Vila Paulistana e Castelinho Dom Bosco Zona Sul do Instituto Dom Bosco São Paulo – SP.
Centro para Juventude CJ – Castelinho Dom Bosco Zona Sul
CIEE: Oficina de criatividade
A Oficina de Criatividade do CIEE tem sido desenvolvida com os Atendidos do CJ do Castelinho desde o primeiro semestre de 2022, onde no dia 28 realizou o segundo encontro. No dia 03 de agosto, foi a vez realizar o terceiro encontro com a turma. Os temas abordados 2° Encontro: Refletir sobre o preconceito no mundo trabalho, compreender a diversidade e desenvolver o senso crítico. 3° Encontro: Refletir sobre o que é trabalho, pontos positivos e negativos no mundo do trabalho e estereótipos de profissões.
Para refletir sobre estereótipos, os jovens tinham de colocar os “cards” de profissões dentro de alguns grupos definidos, como: Homem, Mulher, Negro, Branco, Pobre e Rico. Assim cada um colocaria a profissão de acordo com o estereótipo. No final foi feita uma reflexão dos estereótipos das profissões.
“Foi a primeira vez que eu participei da aula do CIEE e aprendi várias coisas. O que mais gostei foi da dinâmica da valorização dos aspectos positivos e negativos do trabalho, hoje aprendi coisas que não sabia. Gostei demais da educadora Juliana Carvalho.”, disse Ruan G Silva, Atendido do CJ.
Evolução na Oficina de Boxe do CJ
No dia 22, com o objetivo de ensinar os fundamentos do boxe, golpes e postura de combate e fortalecer o convívio dos jovens através do esporte, foi realizada mais um momento com a turma do CJ na Oficina de Boxe.
“Os jovens apresentam evolução a cada dia de treino, ficam empolgados com a atividade e sempre pedem mais. Conversamos sobre o limite do corpo e o processo de aprendizado de cada treino.”, declarou Guilherme Souza, Auxiliar Administrativo que complementou (…) É muito importante desenvolver as habilidades dos jovens e mostrar o caminho do bem, o esporte faz que educandos interajam diretamente um com os outros, e essa dinâmica atrelada ao convívio social melhora a capacidade de integração e cooperação do jovem que se prepara para chegar ao mundo adulto”.
Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo – CEDESP Bom Retiro
Turma de Mecânico de Motor Ciclo Otto em Workshop de Mecânica com a Empresa CUMMINS
Durante três dias (03 até 05 de agosto), Técnicos da Empresa Cummins, parceira do Instituto há mais de quatro anos, realizaram o Workshop formativo com a turma de Mecânico de Motor Ciclo Otto. O objetivo é desenvolver noções básicas das características de operação e funcionamento de Motores Cummins. Durante os três dias os usuários participaram ativamente do Workshop no qual foi abordado diversos temas como a Teoria Básica de motores Cummins, sistema de admissão e escape, sistema de arrefecimento, sistema de combustível, sistema de lubrificação e sistema de controle. Os usuários fizeram diversos questionamentos sobre o funcionamento dos motores ciclo diesel e a diferença para motores ciclo Otto. Os técnicos presentes deixaram claro a importância de se aperfeiçoar na profissão.
“Os técnicos especializados foram muito atenciosos e motivadores, sempre lembrando que os usuários nunca podem parar de estudar e que este curso é o ponta pé inicial para a formação profissional e pessoal deles. Foi muito importante pelo contato dos nossos usuários com profissionais que atuam na área onde eles atuarão futuramente, mostrando a eles na prática, o que nós sempre falamos nas aulas, que o ramo da mecânica é gigante e existem oportunidades na área que eles mais se identificam. Os técnicos especializados tratam de assuntos diretamente ligados aos conhecimentos abordados no curso, agregando muito nas aulas.”, declarou Marcelo Belo da Silva – Técnico Especializado de Mecânica.
“Foi muito interessante, porque adquiri muito conhecimento sobre motores diesel, e também porque aprendi que o ramo de geradores é muito amplo e os motores utilizados nessa área são gigantes, como exemplo o motor usado na Coca-Cola que é um motor 95.0 muito maior que o 1.0 nós usamos no carro. Aprendi também que a forma de injetar o combustível é totalmente diferente dos motores de veículos leves. Vi também que a cada que passa a tecnologia desses motores, evolui e muito! Tendo um campo de trabalho enorme.” Matheus Xavier Abrego – Usuário do curso de Mecânico de Motor Ciclo Otto, Manhã.
Jovens e Adultos visitam: ‘A Beleza Sombria dos Monstros: 13 anos da Arte de Tim Burton’ – OCA Parque do Ibirapuera
Com o objetivo de proporcionar aos Atendidos do curso de Edito Visual Gráfico e Marketing do CEDESP BR, enriquecimento cultural, a turma, junto das Técnicas Especializadas Livia Antonio, Viviane Pires, Claudia Paz, Maria Clara, visitaram a exposição ‘A Beleza Sombria dos Monstros: 13 anos da Arte de Tim Burton’ – OCA Parque do Ibirapuera. A ideia era que os jovens e adultos pudessem vivenciar a exposição interativa, com objetivo de enriquecimento cultural e ampliação do repertório de referências artísticas relevantes para o século XXI, referências de conceitos visuais necessárias para exercer a profissão de designer gráfico.
Durante a visita, obras famosas do pintor, ilustrador e cineasta que dirigiu clássicos como ‘Edward Mãos de Tesoura’, ‘Alice no País das Maravilhas’, ‘Dumbo’ e a ‘Fantástica Fábrica de Chocolate’. A megaexposição interativa ocupou dois andares da Oca, no parque do Ibirapuera.
“A possibilidade de levar os usuários tanto numa exposição com grande repertório, como a um ponto importante de São Paulo é gratificante. Um ótimo momento para convivência entres os usuários e também de aprendizagem”., Educadora Livia Antonio.
“Uma experiência inesquecível num dos principais pontos turísticos da cidade de SP. Foi um dia de muita aprendizagem e referências através da contemplação de ilustrações do acervo pessoal do artista e de conceitos visuais presentes em diversos filmes de Tim Burton”., Educadora Viviane Moraes.
“Adorei a experiência imersiva da exposição, fiquei encantado com tantas ilustrações lindas. Voltei para casa cheio de referências, ideias novas e muita vontade de desenhar”., Atendido Manhã.
–
Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo – CEDESP Vila Paulistana
Salesianidade à Luz do filme Dom Bosco : Uma vida para os Jovens
Entre 08 e 10 de agosto, a turma do CEDESP Vila Paulistana, trabalharam o filme de Dom Bosco, assistindo o filme, mas também elaborando ações práticas. O objetivo foi proporcionar um momento de reflexão e aprofundamento acerca da história de Dom Bosco, o Fundador da congregação do Salesianos.
Como aconteceu: Os dias foram dividido em dois momentos: 1º Momento – a Projeção o Filme e no 2º Momento: Dinâmicas de aprofundamento. Separados ainda em três eixos: 1º Dia – SONHOS; 2º Dia – CAMINHOS DO CRESCIMENTO; e 3º Dia – FLORESCER.
Sonhos – Foi trabalhada a importância da Contação de história, a cerca de reflexões: “O que é sonhar?”. Um lugar de partilha, escuta e acolhida desses sonhos. “Quem ouve nossos sonhos? Quem acredita e apoia? Quem ajuda a nutrir nossos sonhos?”. Sonhar, como ferramenta necessária de projetar nosso futuro a partir de nossas potencialidades, vocação e competências.
Caminhos do Crescimento – Trajetórias, passos e os desafios de consolidação do sonho. Os grupos primeiro identificaram as principais palavras que, depois formaram nossa Nuvem de Palavras – que expressam percepção dos educandos acerca da força da Pedagogia Salesiana; posto isso, estes grupos forma convidados a construir um caminho e, nesse caminho incluir todo os elementos necessários para a conclusão do mesmo.
Florescer: Os sonhos, qual semente fecunda, deve receber todo cuidado, carinho, atenção e dedicação e, a partir daí, atingir a sua Primavera e então florescer. Dessa forma os grupos, a partir do apoio do Green Aliance IDB na Vila Paulistana, montaram uma floreira com mudas de flores, sementes de Cosmos e Pinhão, além de mudas de suculentas, para enfeitar as janelas laterais do nosso refeitório.
“Uma casa que sabe acolher e que, demonstra no dia a dia, através de seus educadores, o compromisso, a preocupação e a dedicação com a Garantia do Direito à Profissionalização com as marcas amorosas de Dom Bosco, essa é o rosto da Vila Paulistana para nós Educandos.” Raquel Pereira de Oliveira, Educanda de RH Manhã.
“Gostei muito da história e não sabia que era daquele jeito. Com tantas dificuldades. Eu percebi também que o amor que passa no filme, está presente aqui na casa e, sentimos todos os dias; pois aqui somos bem tratadas.” Sabrina Carneiro, Educanda de Marketing Tarde.
“Foi muito interessante a história e me motivou a ter mais esperança em nós mesmos, pois todos temos desafios. Ele foi um guerreiro! Aqui na VP somos acolhidos e aprendemos a fazer o bem e sermos melhores. Isso que percebi no Filme.” Daniele Silva, RH Tarde.