CEDESP Vila Paulistana recebe elogio do Subprefeito em Reunião Coletiva
23/03/2023Espetáculo sobre Educação Financeira e visita ao Museu da Língua Portuguesa, marcam o mês de março do CCA PROVIM Bom Retiro
27/03/2023No ano de 2022, o CEDESP Dom Bosco Vila Paulistana do Instituto Dom Bosco São Paulo SP, iniciou o Jornal CriaVP. O jornal que está em sua 2ª Edição conquistou os elogios do Subprefeito Jaçanã/Tremembé Dario José Barreto e foi ainda selecionado para apresentação no I Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais da Rede Salesiana Brasil.
“Como fruto de nossas partilhas, ao longo da trajetória, sobretudo no ano de 2021, diante daquilo que a pandemia nos havia imposto; bem como, da nossa necessidade de ampliar ainda mais o socioeducativo como elemento de congruência entre a Pedagogia Salesiana, o Território e a vida de nossos educandos; nasce então como proposta conjunta, a Criação do Nosso Jornal CriaVP.”, declarou Israel Marques, um dos Educadores idealizadores do Jornal.
A proposta do jornal é desenvolver por meio da escrita, um canal de diálogo, entre CEDESP VP e a vida dos Atendidos, motivando o Protagonismo Juvenil: “A ideia é que seja de fato uma vitrine que possa mostrar as belezas e, por que não, as durezas e dificuldades que a vida vai nos impondo.”, disse o Educador.
O jornal aborda temáticas como: Gestão Financeira e Trabalho, Políticas Públicas, Agenda Cultura e Esportiva e Sustentabilidade. Algumas editorias do CriaVP, são: “A quebrada está quebrada?! – Vamos falar de Trampo?!” “Papo Cabeça” e “Nos Rolês da Quebrada”.
Na Segunda Edição, um dos Educandos trouxe uma luz mediante a todos os temas abordados, dizendo: ‘Minha Quebrada é da hora!!’, e o questionamento para toda a turma foi: O que faz a “quebrada” ser dahora?!. Durante o semestre os Atendidos da Unidade visitam o entorno do bairro, realizando pesquisas de campo orientadas pelos Educadores com temáticas voltadas às questões ambientais, ou seja, quais os equipamentos que efetivamente realizam trabalhos sustentáveis, sobre as empresas que atuam no bairro, atuação e perspectiva de atendimento ao cliente.
Portanto, o Jornal CriaVP se desenvolve como um ativo da Casa Salesiana pois viabiliza para nossos educandos a habilidade de observar e gerar conclusões a partir de fatos relacionados ao próprio dia a dia. “É necessário cada vez mais contribuir para que as vozes de nossos educandos possam reverberar o chão da vida em sua complexa, desafiadora e encantadora realidade como toda a sua boniteza.”, concluiu Israel.