104 anos do Instituto Dom Bosco “Esse Pátio tem História”
06/04/2023Sonhos, família e pessoa – Programa Jovem Aprendiz IDB
11/04/2023No dia 31 de março, foi realizada a Parada Técnica mensal dos Educadores do Instituto Dom Bosco São Paulo SP Unidades Bom Retiro, Vila Paulistana e Castelinho Dom Bosco Cidade Ademar Zona Sul. A abertura foi realizada pela equipe de Pastoral, homenageando os 104 da Unidade BR. Dentre as homenagens, incluindo a música feita pela turma do Castelinho, Larissa Borges, motivou os Educadores a citarem nomes de Educadores que já trabalharam no Instituto, trazendo à tona nomes e lembranças especiais. Ainda neste momento, Padre Emerson Medeiros apresentou Vinicius, o novo Aspirante na Unidade. No segundo momento, a formação da Parada era de responsabilidade da turma do Aliança Verde – Green Alliance de Dom Bosco, os integrantes que deveriam apresentar o tema desperdício, convidaram Marcelo Ferreira e Getúlio Mendes, Formadores e atuantes no Projeto “Reciclaorgânico”, promovido pelo Movimento de Defesa das Favelas MDF para explicar sobre o projeto, além de orientar como engajar os nossos jovens e adultos em processos sustentáveis.
O Projeto Reciclaorgânico
O MDF, realiza diferentes iniciativas em defesa do meio ambiente, reciclagem, hortas e cisternas caseiras, visando conscientizar a população de baixa renda, sobre a situação ecológica do planeta. Neste contexto, a turma do Reciclaorgâncio, busca conscientizar a população sobre a produção de lixo orgânico em suas residências. Inicialmente foram confeccionados baldes de plástico de 20 litros para que as famílias participantes utilizem na separação dos resíduos orgânicos em suas residências, uma vez na semana, integrantes do grupo fazem a coleta e a pesagem dos resíduos separados pelas famílias, deixando um novo balde para a próxima coleta. Feito isto, os resíduos são destinados para uma composteira com minhocas, o famoso minhocário. Algumas semanas depois, todo o resíduo é tratado e transformado em adubo, onde são levados e utilizados em uma horta orgânica. Neste processo, o fertilizante natural, conhecido como “chorume” também é produzido. Todas as famílias participantes, são conscientizadas através de oficinas e vídeos sobre os materiais corretos para a separação, bem como o seu benefício ambiental e sustentável.
Ao todo já coletaram mais de 43.619 toneladas de composto orgânico, os quais foram devolvidos para o meio ambiente, evitando o desperdício e gerando novos alimentos. As famílias, em torno de 1.200 participantes até hoje, recebem também os frutos produzidos na horta. A horta, em formato mandala, também é aberta para a visitação das famílias participantes. Os jovens que atuam no Projeto são de regiões periféricas como Vergueirinho, Divinéia e Laranjeiras. Ao término da explicação os Formadores bateram papo com os Educadores e esclareceram maiores dúvidas. Por fim, uma dinâmica para ver onde os Educadores descartariam alguns itens, em latões como: Rejeitos, Orgânicos e Recicláveis. A turma que se destacou ganhou camisetas do movimento.
Ao término do primeiro momento, Silvana Messias, responsável pelo Serviços Gerais na Vila Paulistana, fez um depoimento emocionante agradecendo a acolhida e toda oportunidade ao longo dos anos. Pâmela Fernanda, do setor Administrativo, apresentou a parceria com a Empresa Entre Rodas, na captação de lacres de latinhas para a conversão de cadeiras de rodas e também foi sorteada na rifa do CCA PROVIM BR (vídeo). No final do dia, palmas para os aniversariantes do mês, inclusive, palmas para a própria Sede.