Com o objetivo de proporcionar maior intimidade com Deus, retirando-se do agito da Cidade, a Articulação da Juventude Salesiana AJS, Educandos do CJ, CCA BR e CDB, CEDESP Bom Retiro e Vila Paulistana, Voluntários, Oratorianos e Missionários participaram nos dias 15 e 16 de abril do Retiro Kairós no Sítio Dom Bosco, em Jarinu.
Baseando-se na temática da estreia, “Ser Fermento na Família Humana hoje”, os jovens tiveram momentos individuais como o deserto, para pensar em seus projetos de vida. Momentos em grupo também foram desenvolvidos afim de realizar partilha e crescimento. O fermento não foi apenas ilustrativo, ele também serviu de prática na Oficina Mãos na massa, onde os participantes refletiram sobre a importância do fermento durante a produção das pizzas. “A quantidade de fermento pode parecer insignificante, mas é através dele que a massa transborda e se transforma.”, declarou Larissa Borges, Assistente de Pastoral. Além desta vivência, os jovens tiveram integração com jogos e gincanas.
Fala, Juventude!
“Achei o retiro muito bom, aprendi muitas coisas novas, senti a presença de Deus. Além de todo o acolhimento desde que saí do Castelinho até minha a chegada. Gostei de tudo, do transporte, local, das amizades que fiz, dinâmicas, comidas e a missa. Ter novas experiências é bom para a evolução pessoal. Por exemplo, entrei com uma mentalidade e saí com outra. Falar e ouvir também é ótimo para socializar, ter bom convívio com as pessoas.”, Amanda, CJ Castelinho Dom Bosco.
“Eu amei a experiência de viver o retiro, de me entregar 100% para toda essa experiência. Foi lindo todos ensinamentos e trocas que tive com pessoas novas e fortalecendo o vínculo com os educadores e educandos, foi uma experiência de fato única e que com certeza me trouxe novos ares e bons ensinamentos bíblicos e como ser humano mesmo, algo que verdadeiramente ficará para sempre instalado como uma linda memória. Espero poder vivenciar mais experiências como esta. Foi tudo tão perfeito, que sempre consigamos ser fermento na vida dos outros, como o retiro e cada ensinamento foi fermento em minha vida. Kairós para sempre 15-16/23.”, Thaíssa Almeida – RH Manhã CEDESP Bom Retiro.