Visita externa, encerramento com a turma do CIEE e certificação da turma do 1º Semestre do CJ Castelinho DB Cidade Ademar
19/07/2023Mês de Julho no CCA PROVIM envolve famílias em passeios, além de integração, cultura nos festivais, culinária e muita diversão no mês de férias
21/07/2023Passeios e visitas, workshops com a turma da Cummins, yoga com o NCI, apresentações sustentáveis no PIC, Alimentação saudável, passeio para o sítio de Jarinu e muita literatura no Bibliocafé, concluem o 1º semestre do CEDESP Unidades Bom Retiro e Vila Paulistana.
CEDESP Bom Retiro
Workshops com a Empresa Cummins
5, 6 e 7 de Junho – Familiarização em motores Diesel, onde o objetivo era desenvolver noções básicas das características de operações e funcionamento de motores Cummins.
“As aulas foram ótimas, consegui aprender bastante.”, Diego Camargo, Atendido.
“Nos 3 dias de aulas com os dois professores, foi bastante educativo e deu para aprender bastante.”, Bryan Gabriel Andrade, Atendido.
20 de Junho – Workshop de Vendas Turmas dos Cursos de Assistente de Recursos Humanos e Eletricista Instalador, onde o objetivo foi proporcionar aos usuários o conhecimento sobre a área de vendas e como se desenvolver na carreira para se tornar um “vendedor bem-sucedido”, como uma opção de escolha profissional a mais, no mercado das profissões.
“Considero que o workshop possibilitou aos usuários, compartilhar opiniões, ideias e, com o conhecimento transmitido pela palestrante, desmistificar a profissão de vendas.”, Educadora Claudia Paz.
“O workshop foi muito bom porque mudou minha visão sobre vendas, pois já tive uma experiência que não foi muito boa, e com a palestra tenho outra ideia do que é vender”, Atendida de RH.
“O workshop foi satisfatório, vai me ajudar muito. Eu que faço pães caseiros e vendo nos finais de semana, vai me ajudar a melhorar as vendas de meus pães com as dicas apresentadas”. Atendido do curso de Eletricista.
Núcleo de Ação Educativa Pinacoteca Luz
No dia 14 de junho foi a vez da turma de Design conhecer o museu com sua nova disposição de obras juntamente com uma educadora/guia própria do museu.
A educadora/guia se apresentou e falou sobre a história de construção do museu; como ele é focado na arte brasileira; quem tem acesso a essa arte e qual sua importância como ‘diário’ da construção de um povo.
“Para questões de repertório é sensacional a ida a esse museu, que o foco é a arte brasileira. No quesito convivência é interessante observar que alguns dos usuários nunca haviam ido a algum museu e qual a sua percepção dentro de um, expectativas e realidades. Uma troca de vivências entre os próprios usuários como também com a educadora/guia.”, Livia Antonio, Educadora.
“Foi ótima a visita à Pinacoteca, lá tivemos a oportunidade de ver diversas obras de grandes pintores brasileiros, muitos dos quais eu não conhecia.”, Kaiky Reis, Atendido.
“O passeio na Pinacoteca foi algo totalmente inacreditável. Eu esperava outras coisas, mas foi totalmente o oposto do que pensei. Eu vi obras, esculturas, etc. Eu vi com outros olhos, mas a visita foi uma experiência boa. Tudo o que a educadora falou e explicou me fez refletir bastante, então eu agradeço ao Instituto por oferecer passeios assim.”, Atendida.
City Tour em São Paulo e Visita ao Museu do Catavento
Passeio no Centro Velho de São Paulo e no Museu do Catavento com as turmas de Design e Administração. No dia 27 de junho, o objetivo foi proporcionar aos usuários um passeio turístico pelos centros históricos mais importantes de São Paulo, como: Pátio do Colégio, Theatro Municipal de São Paulo, Mosteiro São Bento, Museu do Catavento, Catedral da Sé e Mercado Municipal.
Os usuários saíram do Instituto Dom Bosco Bom Retiro, com o ônibus (City Tour), e, por meio de visita guiada, conheceram a história e os principais pontos turísticos da cidade. Depois, o ônibus seguiu para o Museu do Catavento, onde os educandos tiveram contato com vários setores como o Borboletário, conheceram insetos e suas naturezas , conheceram também o aquário e algumas espécies de peixes, e ampliaram o conhecimento sobre os animais peçonhentos, os pássaros, por meio de fósseis, fotos, textos etc. O passeio foi finalizado com uma “viagem no submarino”, onde tiveram a oportunidade de explorar geograficamente e passear pelos Oceanos Atlântico e Pacífico, bem como, por meio de jogos educativos, vivenciaram um pouco da biologia marinha.
As Educadoras consideram que a atividade foi fundamental para promover e reforçar o conhecimento sobre a vida e a relação entre as espécies, bem como, para promover a experiência, estimular a criatividade e estabelecer vínculos nas relações humanas.
“Para mim o passeio foi muito interessante, por que aprendi muitas coisas sobre a vida aquática que não conhecia, principalmente por que foi possível interagir e trabalhar em equipe, na atividade do submarino”. Angela Marian Guachalla Gutierrez, Educanda de Design.
“Muito boa a iniciativa da prefeitura com o City Tour para mostrar o Centro Histórico de São Paulo para mais pessoas. Essa experiência é gigantesca no quesito repertório e vivência e convívio para os usuários do serviço Cedesp. Acredito que as trocas realizadas nesse tour foram bem valiosas.”, Livia Antonio, Educadora.
“Gostei muito de fazer o tour na cidade de São Paulo, conhecendo os principais pontos turísticos, sendo o primeiro o Museu Catavento. Vimos a parte da astronomia, a rocha com cheiro de metal (apelidado de Robervaldo pela educadora do museu), animais antigos e parte da química, vendo como a pressão da panela funciona, que foi muito interessante. Vimos o Mercadão, que é enorme; o Theatro Municipal que é lindo. Foi divertido, fiquei com vontade de conhecer mais os pontos turísticos, saber a história além das construções, que são antigas e lindas. Fico muito agradecida pelo turismo.”, Lucilene Sheyla, Atendida.
Yoga integra CEDESP BR e NCI
No dia 15 de junho os Educandos do curso de Assistente de Recursos Humanos e Idosas do serviço NCI da Unidade Castelinho, realizaram uma aula de Yoga na sede. O objetivo era levar aos jovens a reflexão aproveitando o dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa. A turma do NCI Castelinho, acompanhadas de um profissional de Yoga, vieram ao Bom Retiro para fazer juntos com nossos educandos exercícios variados. A atividade foi realizada no teatro, com as luzes baixas e colchonetes apropriados. A turma presente mostrou disposição, força de vontade e vitalidade.
“Percebemos que nosso jovem não tem problemas em relação a convívio com idosos, em uma roda de conversa refletimos sobre a forma de como podemos tratar nossos idosos. As palavras mais destacadas foram paciência, tolerância, empatia, sabedoria e respeito. Este dia realmente foi para nós um dia de reflexão sobre os cuidados e respeito que temos que ter com os idosos”, destacou Katiane Paes, Educadora de RH.
“Eu achei essa experiência muito interessante pois acredito que para muitos foi a primeira vez que praticamos yoga. Gostamos muito também pelo fato de ter uma interação com os mais velhos, conseguimos perceber que a convivência com os idosos pode ser muito harmoniosa. E aprendemos um pouco sobre a conscientização da violência contra a pessoa idosa.”, Amanda S Santos, Atendida de RH.
Apresentação do PIC – Programa de Integração de Conclusão
14 de junho – Curso Mecânica de Motor de Ciclo Otto. Proporcionar aos usuários o conhecimento sobre Empreendedorismo, por meio da elaboração de um Plano de Negócio voltado para o ramo automotivo.
“A elaboração do Plano de Negócio foi importante pois despertou, por meio das suas etapas, a curiosidade em conhecer outros cursos. A apresentação do plano foi importante para que muitas pessoas, que têm dificuldade em falar em público, possam se desenvolver, como por exemplo, deixar a timidez de lado na hora de apresentar.”, Nicolas Soares, Atendido do curso de mecânica.
PIC – Projeto EcoFeira
No dia 16 de junho, foi a vez das turmas de: Design, Marketing, Formação Humana, Estratégias de Negociação e Logística apresentarem seu projeto.
O objetivo era o desenvolvimento de atividades em sala de aula para utilização no mercado de trabalho; Estimular o diálogo entre os estudantes; Propor situações-problemas para que a turma resolva em conjunto; Incluir a leitura na rotina de estudos; Criação de slides com temas propostos.
Turma de Marketing: Os usuários de Design e Marketing apresentaram o Tabuleiro de Marketing com tópicos ensinados em sala de aula com apresentações. Cada matéria foi uma peça deste
tabuleiro. Os educandos e educadores participaram da brincadeira jogando dados e pulando de peça em peça. As informações foram passadas pelos educandos do curso no qual, grupos ficaram responsáveis por conteúdos como: Criação de slides em cada proposta: Nome da Feira; Abertura de empresa: Nome Fantasia e Razão Social, CNPJ, ramo entre outros dados para criação;
História da empresa e o que é Ong; Desenvolvimento do Produto: Caminhas Pets/Garrafinha e Pingente; Brainstorming: Ideia e Plano de ação, entre outros pertinentes aos cursos.
“Projetos com as matérias de Marketing ganhando vida é o que me motiva a desenvolver os
educandos. Eles se esforçaram e tivemos um resultado significante a todos. Trabalharam nos textos, desenhos, criação do tabuleiro, os dados entre outros detalhes. Tudo bem feito e organizado.”, declarou Denise Pires, Educadora.
“O projeto foi muito bom e nos ajudou a desenvolver o trabalho em equipe, ensinando-nos a ter mais paciência e cooperativismo uns com os outros. Também pudemos aprender diversas áreas tanto Design quanto Marketing através de processos manuais e interativos, apesar do tempo curto para a preparação do projeto e estudo das matérias, devido ao curso ter apenas 6 meses.”, Atendido do Curso.
CEDESP Vila Paulistana
Matemática e Informática juntas pensando em alimentação saudável
No dia 23 de julho, a Educadora Gaiza Santos e Milton Santos, propuseram uma atividade de matemática atrelada à alimentação saudável. O objetivo era treinar o olhar dos jovens para os rótulos de produtos. Foi realizado com os educandos de Informática o projeto de alimentação saudável, composto do estudo dos alimentos a partir da pesquisa, leitura e interpretação dos rótulos, levando em conta o valor percentual que cada alimento proporciona dentro de uma dieta.
Foram utilizadas as medições da OMS (Organização Mundial de Saúde) que orientam o consumo de 2.000 kcal diárias.
Os educandos compararam um cardápio não saudável com um cardápio saudável, observando o que podemos ter disponível no nosso dia a dia e respeitando o gosto de cada um. Todo dimensionamento matemático foi realizado integrado às aulas de Excel e finalizado com a apresentação a todos os educandos da Vila Paulistana, no evento do dia 23.
Além do diálogo proporcionado pela pauta, contou-se também com uma dinâmica preparada pelos educandos de informática onde diversos produtos foram colocados com a quantidade calórica de cada um e os participantes tinham que compor uma alimentação saudável para substituir o miojo que contém 384 kcal, fora o sódio presente no alimento.
“Foi bom para desenvolvermos nossa percepção sobre os alimentos, principalmente se buscamos uma alimentação saudável, percebemos também o que alguns alimentos podem fazer de benefício para nosso organismo. O projeto ajudou trazendo mais conhecimento sobre essa área de nutrição, que eu pretendo seguir.”, concluiu Rayssa Mattos, Atendida do curso de Informática.
BiblioCafé
Ao término do semestre a Educadora Ângela Lopes, Responsável pela Biblioteca da Instituição, esteve presente na Unidade da VP para realizar a BiblioCafé. Um momento descontraído, de muita leitura e aconchego!
Passeio de Jarinu – Conclusão do Semestre
As turmas do CEDESP Bom Retiro e CEDESP Vila Paulistana, em dias diferentes, aproveitaram um dia no Sítio Dom Bosco em Jarinu como conclusão do 1º Semestre.