Castelinho Dom Bosco promove Recreação, Interação e Valorização Cultural
04/09/2023CCA PROVIM confecciona, reflete, canta e interage através do Taekwondo
11/09/2023Após se apresentar para a turma do CEDESP Bom Retiro, a Psicóloga Monique Carvalho do Instituto Dom Bosco, realizou um momento de bom dia e boa tarde em homenagem ao Dia do Artista (24/08) e Dia Nacional das Artes (12/08), a pergunta foi: Qual é a tua obra?/Qual é a minha obra de arte de vida?”. Em uma reflexão conjunta com os educandos, Monique, visou maior conscientização sobre a importância da arte e do artista em nossas vidas, desenvolvimento e para sociedade. Também, gerou maior aproximação e interação entre os educandos, além de promover espaço de voz, escuta, trocas e partilhas potentes, mesmo que em breve momento, acerca do sentido e significado de arte e de vida para cada um, compreendendo juntos, que arte é música, pintura, teatro, cinema, dança, fotografia, literatura, circo, obras e esculturas e que psicologia além de ciência e profissão também é arte enquanto instrumento de trabalho como ponte de expressão, e que portanto, arte é sermos e existirmos nas infinitas possibilidades que temos como obras que vão sendo pintadas, desenhadas e construídas a cada pincelada de fase de vida e sendo assim, entendemos que a vida também é arte, arte que construímos em cada passo dado de nossa caminhada pela vida, com diferentes modos e formas de se viver, sentir, pensar, agir e de existir e que para tudo isso leva-se um tempo, onde é necessário um mínimo autoconhecimento voltado para o que desejamos realizar e ou construir enquanto obra de arte de vida ou para o que já realizamos e construímos.
Para enriquecer essa reflexão, foram realizadas pela psicóloga perguntas norteadoras como: “O que é ARTE para vocês?”; “E o que é a VIDA para cada um?”, “Então, “Se a vida é arte que leva tempo” (Karina Okajima Fukumitsu), o que temos feito com esse tempo (passado, presente e futuro) que temos? E com a vida que temos?”, “Quais artes desenvolvemos, criamos e decidimos pintar em nossas jornadas de vida?”, “E quais obras construímos ou desejamos construir no presente/futuro?”, sintetizando com a ideia de que todos somos artistas e protagonistas de nossas próprias histórias de vida, sendo obras incompletas constantemente pintadas, desenhadas e construídas durante nossa caminhada de vida. Para finalizar com uma breve atividade dinâmica interativa, onde a partir da pergunta: “Então, Qual é a tua obra?/Qual é a minha obra de arte de vida?”, cada educando teve de pensar e responder de forma escrita em post it, auxiliando a identificarem o que cada um tem feito/construído até aqui e ou o que desejam construir enquanto obra de arte dessa vida que possuem, concluindo com um convite para que antes de saírem do teatro, pudessem colar seus papéis com suas respostas no painel exposto, com objetivo de diariamente enquanto olhassem para ele no teatro, se recordassem do que já construíram enquanto obra de arte de vida e ou o que desejam assim construir e realizar, sendo combustível para seguirem durante o semestre.
“Foi muito bacana e potente a participação dos educandos seja na resposta das perguntas reflexivas iniciais quanto na hora da atividade.”, finalizou Monique.