Conscientização, Espetáculos, Mesa de TeqBall inaugurada e muito mais no CCA Provim do IDB
16/10/2023IDB celebra Dia da Alegria no mês das Crianças
27/10/2023IDB participa de Bate-papo no SESC sobre Juventudes: Novas drogas, efeitos e sintomas
No dia primeiro do mês de setembro, Katiane Santana, Educadora Recursos Humanos no CEDESP Bom Retiro participou no Sesc Bom Retiro da Roda de Conversa Juventudes que tratou sobre novas drogas. No momento, esteve presente o Psiquiatra Dr. Fabio Carezzato e a Assistente Social Fernanda Almeida, discutindo sobre estigmas, alarmismo, proibicionismo, entre outros assuntos. A reflexão surgiu após a seguinte frase: “É possível ser saudável num mundo tão hostil?” Várias opiniões foram expostas. “Infelizmente nem os profissionais da saúde e áreas sociais conseguem acompanhar a evolução de tantas drogas novas. E, muitas vezes, nem os usuários têm noção do que estão consumindo. Existem centenas de tipos de canabinóides sintéticos, apesar do mercado oferecer como spice, k2, k9, mamba negra, zumbi…”, declarou Katiane.
Durante a palestra, alguns efeitos e sintomas das diversas drogas foram debatidos:
- Os efeitos têm duração e intensidade variadas e são:
- Euforia, ansiedade, relaxamento ou agitação;
- Alterações sensoriais e da percepção do tempo;
- Alterações cognitivas.
Já os sintomas:
- Cardiovascular: taquicardia/braquicardia, hipertensão, infarto do miocárdio, arritmia;
- Psiquiátricas: agitação, agressão, catatonia, paranoia, alucinações;
- Neurológicas: tontura, sonolência, convulsões, alterações motoras.
“Infelizmente ainda estamos caminhando a passos cursos para entender quais são as consequências das novas drogas e como frear seu uso. As novas drogas K’s são líquidas, desenvolvidas em laboratórios e seu uso é através da borrifação, porém, agora já é possível em alguns lugares encontrá-la em pó, onde os usuários colocam até em cigarros eletrônicos. Lastimavelmente, ainda teremos muitas discussões sobre de quem é a responsabilidade pelo controle do uso das drogas: do poder público ou do indivíduo.”.
Workshop Mecânica CEDESP BR
Nos 4, 5 e 6 de setembro a turma do curso de Mecânica Ciclo Otto participaram do Workshop da Cummins: Familiarização em Motores Diesel.
A turma do CEDESP Bom Retiro recebeu Hudson Simoni que ministrou aulas teóricas com o tema, onde o objetivo era desenvolver noções básicas das características de operações e funcionamento de motores Cummins ciclo diesel. No segundo dia, foi feito o encerramento da parte teórica, com um questionário no qual os educandos responderam de forma exemplar, demonstrando quão proveitoso foi a parte teórica ministrada por Hudson.
“No dia 6 de Setembro, terceiro dia de Workshop, recebemos o Técnico Adilson, que com uma ótima metodologia e grande conhecimento, nos ministrou aulas práticas, no que tange diagnósticos através de ferramentas, manômetros e técnicas, acerca do sistema de arrefecimento e lubrificação dos sistemas dos motores ciclo diesel Cummins.
Os três dias 4, 5 e 6 de Setembro, Nos quais foram realizados o Workshop da Cummins, foram de grande importância para nossos educandos, vez que, obter conhecimentos técnicos com pessoas de alta qualificação como Hudson e Adilson, faz com que os educandos se vislumbrem cada vez mais perto do mercado de trabalho e de novos horizontes na área da reparação mecânica.”, Samir Mourad, Educador do Curso.
“Achei as aulas bem interessantes e com muita informação. Tirei dúvidas e em vista do tempo, foi bem proveitoso. E também tivemos acesso ao material!”, Robson Cardoso Pereira, Atendido no Curso.
Workshop Logística – CEDESP VP e BR
Nos dias 19 e 20 de setembro, foi realizado pela empresa Cummins no Instituto Dom Bosco o Workshop com o tema de Logística, que traz como objetivo a apresentação da realidade/experiência da empresa palestrante que atua no mercado há mais de 100 anos, mostrando como operam baseado na logística de cadeia de abastecimento. Neste momento participaram as turmas de Logística do CEDESP Bom Retiro com o Educador Denis Silva e os Atendidos do CEDESP Vila Paulistana com a Educadora Rachel Albuquerque.
“Mais uma vez a Cummins trouxe um workshop incrível para os usuários que puderam falar das próprias histórias para contribuir com a conversa e dar mais profundidade aos assuntos apresentados!”, Denis Silva, Educador de Logística no CEDESP BR.
“A abordagem que os colaboradores da Cummins trazem é ótima e sai dos padrões de formalidade, pois é na interatividade e na forma confortável que apresentam o conteúdo que conseguimos aprender e participar da conversa. Com bons exemplos e histórias a Cummins abriu espaço para uma proximidade maior entre nós e os Colaboradores, que é também uma oportunidade para que eles contem suas próprias histórias!”, Dafny Alves (15 anos), Atendida no Curso.
“O discurso dito pelos colaboradores da Cummins surpreende pela forma diferente e criativa, tentando detalhar ao máximo todas as informações. Mesmo com a falha na internet souberam mostrar o passo a passo de como um produto é conduzido para a entrega ao cliente.” Tais Ximena, (19 anos) Atendida no Curso.
Audiência Pública sobre a revisão da portaria 46/SMADS/10 – Construção da Tipificação Municipal de Serviços Socioassistenciais
No dia 12 de setembro, no Bunkio – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social foi realizada a Audiência Pública sobre a revisão da portaria 46/SMADS/10. Construção da Tipificação Municipal de Serviços Socioassistenciais, estiveram presentes representantes de serviços socioassistenciais, entre eles o CEDESP, e usuários dos serviços.
A construção da proposta vem desde 2011 e, agora em 2023 aconteceu uma audiência pública para a discussão das propostas. Nos meses de agosto e setembro desde ano foram enviadas por meio de consulta pública quase 3000 propostas para a construção da tipificação, dessas o CEDESP foi o serviço que mais contribuiu. De nosso interesse, foram acrescentadas mais 8 horas técnicas para discussão e qualificação do trabalho. Também sugerem o aumento de 10% de matriculados para caso haja desistência, o número de atendidos seja mantido. Alguns dos questionamentos levantados após a exibição das mudanças foi a falta de verba para os 10% a mais de usuários proposto pelo conselho, os recursos para acessibilidade que tanto é cobrado, o pedido feito pelos representantes do CEDESP para o aumento do rh do CEDESP com assistentes sociais e psicólogos. O que ficou registrado é que todas as queixas, sugestões e dúvidas dos serviços serão levados aos responsáveis por direito. E, depois haverá um retorno das questões discutidas.
A contribuição dos serviços para a construção da tipificação foi de suma importância, porém, sem a aceitação das propostas sugeridas não há progresso para os serviços e consequentemente para seus usuários. Algumas conquistas foram alcançadas, mas o trabalho é longo para atingir os objetivos.
Katiane Paes e Regiane Santos
Bate-papo sobre o Mercado de Trabalho no CEDESP Vila Paulistana
Na aula de Mundo do Trabalho do CEDESP Vila Paulistana do dia 27 de setembro, a Educadora Ângela Lopes, contou com a participação do Educador e Técnico de Aprendizagem Alexandro Mota e os Jovens Aprendizes IDB para falar com a turma sobre os diferentes modelos e contratos de trabalho. Alexandro também é responsável pelo Núcleo de Encaminhamento Profissional do Instituto.