IDB em Dezembro de 2023
01/02/2024Criatividade, Debate e Visita Técnica marcam a folia do CCA PROVIM do IDB
19/02/2024A Parada Técnica de fevereiro, que costuma acontecer no Castelinho Dom Bosco Cidade Ademar – Zona Sul, para celebrar o aniversário da Unidade, que completou 3 anos na administração do IDB, por questões técnicas, desta vez, foi elaborada neste retorno de carnaval na Sede do Bom Retiro. No dia 14, os Educadores das Unidades Bom Retiro, Vila Paulistana e Cidade Ademar participaram do momento formativo que teve início, para aqueles que se sentiram confortáveis, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora com a celebração e imposição de cinzas, iniciando a Quaresma com o Padre Tércio Rodrigo . Na sequência o Irmão José Ap Carloto (Zézo), hoje Coordenador de Pastoral no IDB, realizou o momento formativo trazendo a Campanha da Fraternidade, que deu início neste mesmo dia no mundo todo: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). A reflexão foi sobre mudanças e conversão, “Não necessariamente sair do caminho, mas dentro do próprio caminho, um novo caminhar.”, disse Zézo.
A campanha da Fraternidade, que completa 60 anos, tem a finalidade de despertar a dignidade humana, para o valor e a beleza da vida. A proposta deste ano é fortalecer os vínculos da amizade social. Durante sua fala o Irmão, trouxe questionamentos acerca das escolhas de cada um: “É importante sempre revisitarmos o motivo pelo qual somos Educadores, para que a gente não perca o propósito. Tudo o que somos determina aquilo que fazemos.”, disse. O apelo da CF este ano é para o respeito e reciprocidade do bem comum, para que aconteçam transformações comunitárias e sociais: “Aumentar o espaço para que o outro se aproxime, para o diferente. A Obra deve ser ampla, aberta, em movimento e, em escuta.”, completou o Irmão. Zézo, resgatou ainda traços de Dom Bosco, que apresentou em uma época de Sistema Punitivo, o Sistema Preventivo, presente e pilar até hoje em toda casa Salesiana. Para concluir o momento, Ir Zézo propôs uma dinâmica entre os Serviços para que eles escolhessem uma palavra e, desta palavra propusessem um plano de ação, com processos para atingir o objetivo. Neste momento era necessário seguir os passos de: Analisar – Identificar – Redescobrir – Acolher – Aprofundar e Conscientizar. A turma do administrativo, por exemplo, apresentou: Empatia e Cooperação e a meta ficou para a elaboração de um plano de comunicação assertiva.
Na sequência do almoço, bolo para os aniversariantes do mês, em especial para a Unidade do Castelinho. Até o término do dia, as equipes seguiram reunidas.