Mês Mariano com tradições e muita festividade no IDB
27/05/2024Jovens do CJ Cidade Ademar desenvolvem habilidades e participam de simulação de Entrevista
29/05/2024No dia 24 de maio foi realizada a Parada Técnica mensal do Instituto Dom Bosco. Neste momento as Unidades Vila Paulistana e Cidade Ademar estiveram presentes na Sede com a turma do Bom Retiro. Logo no início, foi realizado um momento de reflexão com a Pastoral, o mês das mães, também celebra a devoção à Virgem Maria e, em especial, neste dia, o dia de Nossa Senhora Auxiliadora. São João Bosco, fundador da congregação Salesiana, escolheu Maria Auxiliadora como protetora e guia de sua obra educacional e evangelizadora. Na sequência, os Educadores realizaram a Queima das Cartinhas escritas para Nsa Sra e receberam sua resposta junto com um doce.
No momento formativo, a Educadora Fabiana Santello, que trouxe como pauta a Comunicação, abriu para a interação com os Educadores e, na tela, formando uma chuva de palavras, todos puderam contribuir dizendo o que significa comunicação para eles. Dando continuidade, a Educadora falou sobre o que é comunicação, os processos de comunicação e o que influencia na hora de se comunicar, neste momento, descontração com a turma ao ilustrar um diálogo entre um Paulista e um Mineiro, mostrando que o entendimento nem sempre fica claro em uma conversa, pois existem questões culturais e pessoais envolvidas, como gírias presentes em cada local do Brasil. Fabiana, mostrou ainda que dos 45% que ouvimos, apenas 25% escutamos e que o diálogo estará fadado ao ruído se não compreendermos o que os demais dizem. “Comunicação não é sobre falar, comunicação é sobre troca, sobre se fazer entendido.. Não é quando o outro, concorda ou não comigo, mas quando escuta o que eu falo e assisti ao mesmo filme que eu. Exemplo, eu não posso falar sobre Dom Bosco o Pai e Mestre da Juventude e a outra pessoa falar sobre Dom Bosco o vinho, a comunicação não acontecerá, pois não estamos falando sobre a mesma coisa.”, declarou a Educadora.
Após o intervalo, seguindo a formação, a Educadora Laryssa Ferreira, realizou uma dinâmica interessante com a participação de alguns Educadores, trouxe pontos da Comunicação Não Violenta CNV, ilustrando com os bichos: lobo e girafa, sendo que cada um possui o seu perfil, onde o lobo é mais agressivo e a girafa se faz compreensiva. Laryssa explicou os processos que precisam acontecer para a eficácia e a distância da comunicação violenta: “Ao fazer um pedido precisamos primeiro realizar uma observação, depois exprimir um sentimento, relatar uma necessidade e, por fim, fazer um pedido.”, concluiu. A conclusão ficou com o Gestor Executivo Alex Brito. De forma colorida e interativa, o Educador falou sobre Pontos de Vista, algumas imagens iam passando na tela e as pessoas escreviam no aplicativo disponibilizado (EduPulse) o que estavam enxergando. Além disso, todos contribuíram com o jogo de perguntas e respostas sobre fake news, comunicação assertiva, entre outros aprendizados, o que no final levou a um ranking onde a Lívia Antônio, Educadora de Design, conquistou o primeiro lugar.
Após as palmas para os aniversariantes do mês e a reunião de setor, os Educadores se mobilizaram para organizar o último final de semana do Arraiá Mariano, montando as barracas e organizando os espaços.