CEDESP reúne mais de 140 participante na XI Edição da Feira de Profissões
20/06/2024Viva a Vila! 23 Anos Sonhando e Realizando Protagonismo na Zona Norte de SP
01/07/2024NCI Castelinho:
Na semana do dia 15 de junho, data que celebra o mês da Conscientização da violência contra a pessoa idosa, o Núcleo de Convivência do Idoso NCI, Unidade Castelinho Dom Bosco Cidade Ademar, vivenciou do dia 7 ao dia 14 de junho momentos formativos e de prevenção voltados para os idosos. Junto dos Educadores, os Atendidos contaram com as Palestras de: Alimentação Saudável com a Dra. Karen e equipe; Higiene bucal com aferição da pressão arterial e de glicemia com a Dra Eliane e Prevenção de quedas e Descarte de medicamentos com a Fisioterapeuta Dra Daiane e equipe UBS Jd, Selma e APA junto com o NASF UBS/PSF Vila Império 2 Saca e Lucas do PAPS Programa Ambientes Verdes e Saudáveis.
Sobre uma alimentação saudável ajuda a proteger contra a má nutrição em todas as suas formas, bem como contra as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), entre elas diabetes, doenças cardiovasculares, AVC e câncer. A alimentação não saudável e a falta de atividade física são os principais riscos globais para a saúde. Já a higiene bucal é fundamental para nossa saúde, evitando problemas como gengivite, cárie e tártaro, entre outras doenças. Além disso, essa prática nos possibilita uma aparência melhor e permite um processo digestivo adequado, uma vez que os dentes iniciam a digestão mecânica. Sobre a prevenção de quedas é reduzir a ocorrência de queda de pacientes nos pontos de assistência e o dano dela decorrente, por meio da implantação/implementação de medidas que contemplem a avaliação de risco do paciente, garantam o cuidado multiprofissional em um ambiente seguro, e promovam a educação do paciente, familiares e profissionais. Além da prevenção de quedas, a turma ainda trouxe a importância do descarte correto de medicamentos, a fim de cuidar do meio ambiente; este último foi apresentado pelo Lucas.
“Foram dois dias de grande conhecimento para os atendidos do NCI no qual puderam entender a grande importância sobre se cuidar bem, tendo uma alimentação saudável para que o organismo não sofra com as deficiências nutricionais, o que pode acarretar em uma hipertensão, diabetes ou até mesmo carências que levam o idoso a sofrer quedas. Na questão ambiental houve a troca de conhecimentos no qual os idosos falaram de suas ações da Aliança Verde, sobre a recolha das tampinhas e dos lacres.”, disse Joselma Aparecida, Técnica Psicóloga do NCI.
CCA PROVIM Bom Retiro:
No momento de acolhida do CCA PROVIM, Unidade Bom Retiro, foi abordado o tema. A Educadora Kadja Reis, explicou, passou um vídeo sobre a data e re-escreveu o poema de Li Tavares, confira:
“Hoje vamos falar um pouco do idoso,
que muitos os tratam com desdém,
só que os jovens às vezes esquecem que seu futuro
é ser um idoso também.
Sua pele não é a mesma
são delicadas como a mais pura seda.
Seus olhos podem ser de súplicas e aflição,
precisamos dar a eles toda nossa atenção.
Às vezes não conseguem ouvir direito, precisamos respeitar
Enxergar está difícil, andar rápido, perderam o equilíbrio,
não cometem erros por maldade
eles não voltaram a ser crianças, respeitemos suas vontades.
Eles sabem que o tempo não é mais tão favorável
relembram a sua juventude com uma imensa saudade.
São tempos que não voltam, e estão avançados na idade,
mas o que eles mais desejam é que sua família viva com tranquilidade.
Não se sintam tão soberbos meus jovens
pois seu tempo vai chegar, trate com respeito o idoso
Pois é assim que vão te tratar, o tempo não perdoa.
Podem se acostumar! Ele apenas devolve “aquilo que você dá”.
Ser idoso é uma dádiva que poucos conseguem hoje em dia
pois as pessoas não são as mesmas, elas abreviam os seus dias.
Que Deus nos conceda viver uma vida santa e de bom grado
pois sabemos que colhemos tudo o que foi plantado.”
Poema de Li Tavares, com adaptação de Kadja Silva.
Disque 100