No dia 30 de agosto foi realizada a Parada Técnica mensal do Instituto Dom Bosco. Nesta formação os Educadores das Unidades Vila Paulistana, Cidade Ademar e Bom Retiro, reuniram-se na Sede da Obra. A Parada iniciou com a turma de Pastoral abordando o tema: Oração, fortalecendo a importância do agir. Durante o momento, a Equipe comparou passagens da bíblia com o sistema preventivo de Dom Bosco “Nas palavras de Jesus, Dom Bosco fundamentou sua vida e ação!”, para finalizar a primeira parte, uma oração aos jovens.
Na sequência, os Gerentes dos Serviços do IDB apresentaram parte de suas atribuições diárias, voltadas para o âmbito administrativo, financeiro e sustentável da Obra. Pérola Barranco Brito, Gerente do CEDESP Vila Paulistana, trouxe a MROSC (Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil) na Prática. Durante a sua fala, Pérola, explicou a importância, o porquê da existência e a linha do tempo do Marco: “O objetivo da MROSC é a padronização, em uma comparação simples, assim como o SUS (Sistema Único de Saúde) é o mesmo em qual lugar, a ideia é que assim seja também com o SUAS (Sistema Único de Assistência Social)”, disse a Gerente, O Marco que teve início em 2010, está chegando próximo de sua conclusão para que seja feita então a implementação final e, para isso conta com o empenho e compromisso de cada Gerente, de todas as OSCS (Organizações da Sociedade Civil), para tornar a padronização uma realidade facilitadora. Após o seu momento, Pérola, conduziu uma dinâmica onde, em grupos, todos deveriam correlacionar a Pedagogia Salesiana aos âmbitos da Assistência Social.
Em continuidade, Erica Ruiz, Gerente do NCI e Georgiana Silva, Gerente do CCA Castelinho, apresentaram os Relatórios de Execução do Objeto de Parceria, apresentando na prática como devem ser preenchidos: “O foco é o resultado da parceria e o cumprimento das metas. O relatório é uma ferramenta vital para a efetividade da Parceria.”, afirmou Érica.
Ilustrando ainda parte dos encargos do dia a dia, Myrian Varallo, Gerente do CCA Bom Retiro e Rosana Ferreira, Gerente do CEDESP Bom Retiro, abordaram a importância do Plano de Trabalho, um documento desenvolvido e preparado pela Obra. Para reforçar a importância deste documento e das ações de cada um no cotidiano, foi realizado um QUIZ com os departamentos, um jogo de perguntas e respostas, onde os Educadores responderam questões sobre suas funções e, em alguns casos deveriam elencar e relacionar suas atividades práticas as orientações técnicas. Para finalizar a formação da manhã, Everton Silva, Gerente do MSE e João Paes, Gerente do CJ, trouxeram o tema Transparência. Os Gerentes trouxeram a prestação de contas e as visitas técnicas como parte de todo o processo. Para concluir, a última dinâmica do dia: preencher uma Planilha PRD. Os Educadores “quebraram a cabeça” para conseguir ficar no “azul”. A planilha nada mais é do que a verba repassada pela Assistência Social e a distribuição dos custos, os valores trabalhados foram fictícios, assim como os infortúnios apresentados. Cada grupo ficou responsável por distribuir os valores, considerando: alimentação, transporte, custos mensais de modo geral e, para ficar mais animado, situações como: alagamentos, um passeio surpresa, entre outras questões reais do cotidiano.
Momento de RH
Além das apresentações dos novos colaboradores, Laryssa Ferreira, responsável pelo RH, comunicou que a Pesquisa de Clima Organizacional e os Feedback’s 360 serão retomados em Outubro. Alex Brito, Gestor da Obra, trouxe novidades sobre o convênio médico.
Após o almoço, as equipes se dividiram para as reuniões de setor, ao término do dia, palmas para os aniversariantes do mês, inclusive Dom Bosco que comemorou 209 anos no dia 16 de agosto.