
IDB presente no 1º Encontro Regional do FOCA
14/04/2025Confira as visitas técnicas realizadas pela Unidade e o momento formativo com Elisa Naamã
Assistente de RH e de Logística vão ao Museu da Língua Portuguesa
No dia 13 de março, os Educandos do CEDESP turmas da manhã dos cursos de Assistente de Recursos Humanos e Assistente de Logística, estiveram no Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, com o objetivo de demonstrar que a comunicação é universal e diversificada. A ideia é propor ao educando o desafio de interpretar e até criar a arte contemporânea.
Com os monitores do Museu da Língua Portuguesa, os educandos conheceram um pouco sobre arte contemporânea. Com muitas frases, fotos e objetos de diversas formas e materiais, os monitores foram apresentando os artistas e deixaram os educandos livres para a interpretação das obras. Com isso, foi possível permitir que a imaginação de cada um fosse trabalhada de maneiras diferentes. Com a oficina “Poesia Blackout” os educandos puderam criar suas próprias notícias através de recortes de jornais e revistas tendo como referência notícias já publicadas. Desta forma, através da sua imaginação, colocaram no papel as notícias que gostariam que fossem publicadas para reflexão das pessoas.
“Pra mim foi uma experiência muito boa a visita ao museu da língua Portuguesa pois eu não conhecia e fiquei encantada com a riqueza da linguagem dos povos e etnias. Pude fazer uma atividade com notícias de jornais que explorou meu lado criativo.”, disse Fabiana Sarri, Educanda do curso de Logística.
“Na visita ao Museu da Língua Portuguesa os educandos puderam perceber o quão ampla é a forma de comunicação. Eles viram que a forma de se comunicar e expressar ideias vai além de escritas e desenhos convencionais. A imaginação do educando e a interpretação que cada um deu às obras vistas são únicas e pessoais. A maioria deles nunca tinham ido a um museu e foi uma experiência que agregou muito ao conhecimento e crescimento deles.”, Denis da Silva (educador do curso de Assistente de Logística) e Katiane Paes (educadora do curso de Assistente de RH).
Turma de Logística visita Monotrilho e Centro de Operações do Metrô
Com o objetivo de proporcionar aprendizado prático sobre logística, tecnologia e mobilidade urbana, a turma do CEDESP Bom Retiro do curso de logística, nos dias 18 e 25 de março, realizaram a visita técnica ao Monotrilho e Centro de Operação do Metrô – Estação Oratório linha 15 Prata. A visita também amplia a consciência ambiental, destacando o impacto do metrô na redução do trânsito e da poluição. Além de expor aos usuários oportunidades de carreira em logística metroviária, administração e tecnologia. Essa experiência fortalece a cidadania e incentiva o uso responsável do transporte coletivo. “Fomos até o local de metrô, onde tivemos uma breve formação sobre o funcionamento da administração do sistema, incluindo a gestão operacional e a importância do transporte público para a cidade. Em seguida, conhecemos o Centro de Operação, onde pudemos observar como é feito o monitoramento dos trens, o controle do fluxo de passageiros e as estratégias para garantir a segurança e a eficiência do serviço.”, contou Denis Alves, Educador do curso.
“A visita ao Metrô A visita foi muito interessante, pois ouvi um pouco da história de como começou, vi um vídeo da implosão do prédio onde deu início a estação Sé e pude entender melhor o seu funcionamento. A visita me despertou a olhar de outra forma para alguns acontecimentos no dia a dia. É nítido que trabalham o tempo todo para oferecer o melhor serviço para a população com qualidade e agilidade. Gostei do que vi, me senti parte do transporte da minha cidade e responsável por repassar o que aprendi para os conhecidos. Agradeço a oportunidade.”, declarou Elaine Cristina, Atendida no período da manhã.
“A proposta de levar nossos usuários em uma visita como esta é fundamental para o desenvolvimento de cada um deles, pois é a partir do contato com outras áreas e profissionais do setor que será possível trazer à tona talvez uma vocação profissional. Creio que este movimento de sairmos da rotina também fortalece vínculos e a cidadania dos nossos usuários.”, concluiu o Educador.
RH, ADM e Fabricação Digital no MASP
A turma de educandos dos cursos de Assistente de Recursos Humanos, Assistente Administrativo e Fabricação Digital (Impressão 3D), estiveram também no mês de março no MASP – Museu de Arte de São Paulo. Afim de promover a interatividade entre o passado e o presente através de artes abstratas e concretas como pinturas, esculturas, fotografias, entre outros, abrangendo artistas do mundo todo, sejam eles com suas obras antigas, clássicas ou contemporâneas, o objetivo foi propor ao educando o desafio de interpretar e até criar a arte contemporânea. Os Educandos fizeram uma visita técnica no MASP e puderam explorar a diversidade cultural nas obras expostas. Foram três andares de exibição de artes, tanto contemporânea e moderna como obras clássicas. Com a ajuda de uma monitoria do museu, os educandos tiveram sua curiosidade aguçada e seus conhecimentos ampliados.
Uma visita técnica enriquecida de muita cultura, mostrada em três andares de exibição de obras (antigas, modernas e contemporâneas) de grandes artistas como: Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Waltercio Caldas e Sofia Borges. Vimos educandos que já tinham vivido a experiência de conhecer outros museus e se interessar ainda mais pela diversidade de obras e artistas. Observamos também educandos que nunca entraram num museu se encantar com a riqueza de informações transmitidas através da arte, seja por pintura, escultura, fotografia ou por objetos. Ter a oportunidade de oferecer aos educandos conhecimentos que vão além da sala de aula é gratificante.”, Educadores dos cursos.
“A visita cultural ao MASP foi uma experiência nova e gratificante, puder ir num museu tão importante como esse. Ao chegarmos lá fomos muito bem recepcionados e convidados a conhecer melhor sobre a história da criação do museu e observar com olhar mais crítico as obras em exposição. Ver e apreciar artes como Monet e Van Gogh é, sem dúvida, uma experiência muito marcante, além de adquirir um grande conhecimento cultural de outras nações e outros séculos”, Pedro Paulo Buono, educando de RH.
“Minha visita no MASP foi superinteressante pois lá vi muitas obras que me despertou curiosidades, como por exemplo a obra Angélica Acorrentada que se trata de uma mulher acorrentada com expressão de drama e confusão. A Visita ao museu fez aumentar minha vontade de conhecer mais a diversidade de obras, pinturas e esculturas dos artistas famosos e desconhecidos”, Ana Luiza Antunes, educanda de Assistente administrativo.
“O MASP foi algo muito marcante pra mim, eu gostei de conhecer e ver coisas novas. Eu e meus amigos aproveitamos bastante, tiramos fotos e ficamos admirando as obras e esculturas, uma delas onde mulheres estão se divertindo e dançando com outras, e tinham várias outras coisas bem interessantes e belas. Fomos no 2º andar onde tinham obras relacionadas com LGBTQIA+, foi algo constrangedor ter ido lá mas valeu a pena, quando fui lá estava passando um vídeo sobre a homofobia e vi como foi difícil para eles se adaptarem nesse tipo de cidade preconceituosa. Essa visita será uma das minhas melhores lembranças do curso de fabricação digital”, Thais Darlene Chambi Choque, educanda de Fabricação digital.
Formação Humana e Cidadania traz Elisa Naamã Analista de Negócios e inspira jovens e adultos
Na grade de Formação Humana e Cidadania, os jovens e adultos do CEDESP receberam a visita de Elisa Naamã. Atualmente no cargo de Analista de Negócios Integrados em Publicidade da Rede Globo. Elisa compartilhou sua trajetória pessoal e profissional, marcada por desafios e conquistas, incluindo sua experiência como mulher trans no mundo corporativo. Com uma abordagem inspiradora e motivadora, Elisa abordou assuntos importantes com os educandos, como o relacionamento interpessoal, networking e o funcionamento do LinkedIn, uma ferramenta essencial para a empregabilidade no mercado atual. Além disso, a analista apresentou plataformas gratuitas de cursos para aprimorar o currículo e as habilidades necessárias para o sucesso profissional.
“A palestra de Elisa Naamã foi um momento de grande inspiração e motivação para os educandos, que puderam aprender com sua experiência e se sentir motivados a perseguir seus sonhos e objetivos. Com sua presença,demonstrou que, com determinação e trabalho duro, é possível superar obstáculos e alcançar o sucesso.”, declarou Paula Macedo, Educadora.
Além disso, Elisa, trouxe a importância do LinkedIn e outras ferramentas digitais para a empregabilidade e a importância desta ferramenta para o desenvolvimento de habilidades de relacionamento interpessoal e networking.
“Tive o prazer de participar da palestra da Elisa, que foi uma experiência de aprendizado e inspiração. A apresentação da Elisa foi uma oportunidade única para refletir sobre minha jornada profissional e pessoal. A trajetória da Elisa é um exemplo inspirador de como a perseverança, a fé e o estudo podem transformar obstáculos em oportunidades. Sua história demonstra que, com dedicação e persistência, é possível superar desafios e alcançar o sucesso. A palestra da Elisa, também me proporcionou uma oportunidade valiosa de aprender sobre a ferramenta LinkedIn e como utilizá-la para atualizar e desbloquear oportunidades. Agradeço à Elisa por compartilhar sua experiência e conhecimento conosco. Sua apresentação foi uma inspiração para mim e, sem dúvida, para todos os presentes.”, concluiu Daniela Clara, Educanda no curso de Assistente Administrativo.