
Da Brasilândia para o Mundo – Chavoso da USP no IDB
16/04/2025No dia 11 de abril, os Atendidos do curso de Design Gráfico do CEDESP Instituto Dom Bosco Bom Retiro, visitaram um dos maiores edifícios de São Paulo e um ponto turístico que é referência mundialmente, o Farol Santander. Acompanhados dos Educadores Livia Antonio, Viviane Moraes, José Mathias e Pamela Fernanda, o principal objetivo da visita foi o de ampliar o repertório cultural dos participantes, promovendo o acesso a espaços de arte e reflexão por meio do contato com obras visuais contemporâneas.
Durante a visita, os educandos percorreram diferentes andares do Farol Santander, explorando exposições variadas, incluindo a mostra “Heloisa Hariadne – Incentivo”. Além da apreciação das obras, participaram de atividades interativas, como instalações sensoriais, experiências visuais e recursos tecnológicos que estimulam a curiosidade, a interação e o envolvimento com o conteúdo cultural apresentado.
“A experiência foi enriquecedora e despertou o interesse dos educandos por novas formas de expressão, o que poderá ser aprofundado em atividades futuras. A visita reforçou a ideia de que espaços culturais são acessíveis a todos, contribuindo para a construção do sentimento de pertencimento e valorização da expressão artística como forma legítima de comunicação e transformação social.”, declarou, Livia.
“A visita à exposição no Farol foi de amplo conhecimento para mim, ainda mais levando em conta o curso que estou fazendo agora. A exposição auxiliou-nos a compreender que tudo é arte e que cada um tem um entendimento e um ponto de vista sobre algo.”, disse, Gabriel Siles, Atendido na Unidade.
“Diante desse cenário, é com muita alegria descrever um pouco da minha versão sobre o dia 11 de abril à exposição no Farol Santander. Sob esse viés, admirei belíssimos quadros e interagi com alguns minis games disponíveis. Logo, bati um papo com um colega sobre as exposições que visualizamos juntos, partilhamos ideias das obras. E em suma, adorei vivenciar com todos as exposições de lá. A experiência foi maravilhosa, impactante e cativante.”, concluiu José Albert, Atendido.