Sustentabilidade na Prática – Parada Técnica do IDB conta com formação do Time Aliança Verde e presença especial de Ambientalistas
06/06/2022Biblioteca IDB: Mais de 400 livros doados e mais de 170 empréstimos literários
09/06/2022No mês de maio o Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo CEDESP, Unidade Bom Retiro do Instituto Dom Bosco São Paulo, realizou a Análise FOFA* sobre filme baseado em livro, Participação no seminário Seja Voz – 18 de maio e Visita a Casa do Povo, confira abaixo.
Análise FOFA sobre o filme “Estrelas Além do Tempo”
Durante o período de 18 de abril até 13 de maio, a Educadora de Formação Humana Comunicação e Expressão do CEDESP Bom Retiro, Maria Clara Coelho, em parceria com a responsável pela Biblioteca na unidade, Ângela Lopes, realizaram a reflexão do filme: “Estrelas além do tempo”, com as turmas de Mecânica de Autos, Assistente Administrativo, Recursos Humanos, Eletricista Instalador, Design Gráfico, Logística e Desenhista Mecânico 1 e 2 do CEDESP Bom Retiro. O objetivo do momento era propor conhecimento e a valorização de filmes baseados em livros, além de contemplar fatos reais e gerar o fortalecimento e melhoria da comunicação/expressão e interpretação de texto e imagens proporcionando maior conhecimento e aprendizado.
Após o vídeo os alunos partilharam sua interpretação em uma roda de conversa apresentando uma síntese do aprendizado e realizando a análise FOFA* (Forças – Oportunidades – Ameaças – Fraquezas) das personagens principais.
“A atividade atingiu todos os objetivos propostos indo além do esperado. Os alunos ao final do filme aplaudiram as conquistas relatadas pelas personagens principais por sua determinação, foco e perseverança na conquista de seus sonhos. Avaliação positiva da proposta.”, concluiu Maria Clara.
Educadoras participam do Seminário Seja a Voz – contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – Campanha do dia 18 de maio
No dia 18 de maio, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social com apoio da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (CMESCA) realizou no auditório da UNIP o “Seminário Seja Voz”, um momento dedicado a compreensão das ações de políticas públicas sobre o tema do dia 18 de maio – Mês laranja – Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Durante o evento, o cronograma proposto foi: Diálogo sobre o aumento de ocorrências de violência e abuso durante a pandemia; Abertura para perguntas nas duas mesas; Intervenção Cultural de Crianças do CCA Esperança – Cambuci; Assinatura de Decreto com a expansão de mais seis serviços do SPSVV; Exibição do filme “Um crime entre nós” e na sequência o reflexão e debate sobre a película.
“Momento enriquecedor para abertura do olhar sobre os jovens e como acolhe-los. ”, declarou Livia.
“Possibilidade de ampliar o conhecimento para melhor reconhecer o jovem que sofre, muitas vezes em silêncio, o abuso, a violência, os maus tratos. ”, concluiu Claudia.
Visita Casa do Povo
No dia 31 de maio, as Livia Antonio e Denise Pires, Técnicas Especializadas do curso de Editor de Projeto Visual Gráfico, visitaram a Casa do Povo no Bom Retiro. O objetivo do momento era conhecer a história do local; Visitar suas instalações; Ser informado de quais projetos acontecem em seu ambiente, entre outros; trazendo conhecimento aos jovens do centro cultural Casa do Povo, que está localizado bem próximo à Instituição.
Durante o momento histórias e a importância da Casa não só apenas para as pessoas que ali passam, mas também para o bairro do Bom Retiro. Visitação e explicação de cada ambiente da Casa e sobre o seu funcionamento como casa comunal/colaborativa para quem achar necessidade. Foi exposto também as atividades ali exercidas, como Treino de Boxe, Coral Tradição e Acervo Documental e Bibliográfico.
“A nossa visita até o local foi muito interessante e construtiva, contribuindo para o nosso conhecimento. Conhecemos toda a história do lugar e sua importância, além de todos os espaços utilizados e como funciona todas as atividades ali oferecidas.”, declarou Leonardo Rogério, Atendido do curso.
“Enriquecedora a experiência de estar num local com tanta história sobre povos imigrantes e sobre o bairro do Bom Retiro. Valiosa a vivência dos usuários tanto para trocas de ideias entre si como a percepção de que tudo é cultura e tudo pode ser arte visto de maneira certeira.”, concluiu Livia.