
Instituto Dom Bosco celebra 106 anos
25/03/2025
IDB presente na Capacitação CMAS Indaiatuba
28/03/2025Com o objetivo de apresentar a Universidade de São Paulo USP para os atendidos do CEDESP Vila Paulistana, incentivando assim a confiança e o interesse nos jovens de ingressarem em uma universidade conceituada e pública, os Educadores Gaiza Camerina, Gerson Rocha e Pamela Fernanda, estiveram na Universidade no dia 20 de março com os Atendidos dos cursos de administração e MRC.
Pela manhã, a turma de monitores do Giro Cultural se apresentou a turma da VP e, em seguida todos iniciaram a visitação panorâmica no ônibus da USP. Passando por diversos lugares, os monitores explicavam cada detalhe, até realizar uma parada na praça do relógio, onde eles abordaram diversos temas e que é super possível os educandos estudarem na universidade. A visita panorâmica foi finalizada na hora do almoço, onde todos puderam almoçar no restaurante famoso (bandejão da USP).
Já no período da tarde, foi o início da visita científica, com os educandos do período da tarde. A visita foi guiada por museus. O primeiro foi o Museu do Hospital Veterinário, onde os monitores explicaram detalhadamente, após, a visita foi no museu de Anatomia Humana, entendendo assim, mais sobre nossos corpos. Por fim, uma pesquisa sobre toda a visita e um marca página do giro cultural de presente para todos.
“Romper as barreiras da vulnerabilidade é um grande desafio, mas quando vemos jovens da comunidade acessando espaços como a USP, é como se uma nova porta se abrisse para um futuro cheio de possibilidades. O fato de a CIDADE USP ter 90 anos de história, junto à IDB celebrando 106 anos, reforça como a educação é um pilar que se renova e permanece firme como ferramenta de transformação social. A conexão entre instituições e educadores sociais cria uma rede que potencializa as oportunidades, fortalece a autoestima dos jovens e gera novas perspectivas para suas vidas. É realmente inspirador ver o impacto dessa missão de priorizar a educação!”, declarou Gaiza, Educadora.
“A USP foi um lugar incrível a sua ‘cidade’ era enorme, seus diversos prédios que contém as mais diversas áreas ou cursos. Não existem barreiras para estar lá hoje eu entendi que é possível chegar lá então minha meta agora é me esforçar para voltar lá, mas como estudante, não apenas como uma visita. Obrigado ao Instituto Dom Bosco pelo inesquecível passeio e proporcionar essas visitas técnicas.” Thiago Santos, Educando.
“O passeio da USP, foi um passeio que eu estava ansiosa para ir desde o dia que a Gaiza contou para a gente, a USP foi uma grande descoberta para mim, pois eu não sabia nada sobre, não sabia que era uma faculdade pública, eu sabia que era muito concorrido, mas não sabia que eu tinha chance de poder entrar, agora com essa visita, eu quero tentar entrar e cursar relações internacionais, sei que na USP posso abrir muitas portas para o meu futuro, meu sonho de trabalhar fora do Brasil.”, Ana Julia S Fagundes, Educanda.
“Eu achei a USP muito legal, muito grande mesmo, nunca imaginei viver isso, fiquei esperando por esse dia desde o começo do mês, a Gaiza vivia falando desse passeio, que a gente ia gostar muito de conhecer a USP, e ela não mentiu né, a gente amou conhecer lá, é muito grande e nem passava pela a minha cabeça que eu ia conhecer, que eu ia entrar lá dentro da USP. O pessoal que apresentou a Universidade para nós, apresentou com muita simpatia. Todos foram gente boa, com paciência e excelente explicação.”, Maria Eduarda Siqueira, Educanda.