Parada Técnica de Abril: “Por um olhar sobre as diversidades”
06/05/2022João Batista da Empresa Ibérica bate papo com Atendidos do IDB
10/05/2022Confira as últimas notícias do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo CEDESP – Unidade Vila Paulistana do Instituto Dom Bosco São Paulo SP
Jornal Cria VP traz editorias de Sustentabilidade, Rolês, Trampo e muito mais
Com o objetivo de desenvolver tanto a comunicação escrita quanto a verbal, além do conhecimento e respeito à comunidade local onde se vive, a equipe de educadores das atividades socioeducativas propôs o jornal Cria VP, cuja produção será coletiva com a equipe e educandos no CEDESP Vila Paulistana.
Desde o início do ano, mantendo o diálogo sobre informação nas salas de aula, com temas onde os jovens e adultos se identificam, o jornal foi ganhando forma. No dia 31 de março, os grupos tiveram a oportunidade de se conhecerem melhor e também conversar mais detalhadamente sobre os assuntos escolhidos.
Os temas propostos foram: Papo verde (sustentabilidade), Papo cabeça (cidadania e direitos), Rolês (esporte, cultura e lazer); Trampo (mundo do trabalho); Fala moçada (o que está na boca da meninada); Tem na quebrada (uma radiografia dos serviços e equipamentos do Território); Grana certa (bora falar de educação financeira economia solidária). A acolhida desta atividade por todos foi perceptível pelo envolvimento e engajamento durante os diálogos.
O processo dos encontros continuam em maio e a conclusão está prevista para junho deste ano. O resultado é a divulgação interna, mas também nas comunidades digitais para que a comunidade perceba as oportunidades e necessidades do território aonde moram, intensificando o respeito através do sentimento de pertença.
“É desafiador, mas ao mesmo tempo muito gratificante o Projeto Cria VP! Acompanhar o desenvolvimento de pautas importantes do dia a dia dos educandos e da comunidade tem sido uma importante ferramenta de integração e conscientização de pertencimento de serviços e exercício da cidadania para eles. Esse engajamento e o próprio processo do trabalhar em equipe, com elaboração de textos, conteúdos com diversas pautas próprias dos ambientes de convívio deles, cumpre com o desenvolvimento e fortalecimento de habilidades que irão além de, contribuir na formação profissional de cada um alinhado ao intuito de despertá-los e encorajá-los a uma maior participação em espaços de políticas públicas com consciência, inserção e atuação como cidadãos de direitos, sendo essa uma das principais ações do socioeducativo.”, concluiu Flávia Sousa, Técnica Especializada CEDESP VP.
Momento formativo para os familiares
No dia 30 de abril o CEDESP VP reuniu pais e familiares dos Atendidos da Unidade. Durante o momento formativo, os Responsáveis contaram com a apresentação de Miriã do Espírito Santo Kafor, do curso de Logística – manhã, que compartilhou sua experiência de vida pessoal e profissional. Relatando o quanto o curso tem a motivado a buscar novos horizontes. No final, compartilhou com todos uma fala de incentivo a todos os responsáveis: “A jornada é difícil, mas não impossível”.
“Só tenho a agradecer a Sra. Miriã, por compartilhar essa história de vida tão rica e por ter aceito o desafio. Foi um sábado chuvoso, mas com suas palavras nos emocionou e deixou um sol de esperança em nossos corações.”, concluiu Giselia Rodrigues, Assistente Técnica da Unidade.
Visita técnica ao Museu da Casa Brasileira
No dia 05 de maio, os jovens e adultos do curso de Gestor de Microempresa (Marketing) do CEDESP Vila Paulistana e Equipe, estiveram no Museu da Casa Brasileira (MCB), Instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Administrado pela Fundação Padre Anchieta, dedica-se às questões da morada brasileira pelo viés da arquitetura e do design. Além do momento de convivência com a turma, o objetivo foi ter a percepção do Marketing no nosso cotidiano.
O museu que dedica seu espaço a duas mostras de longa duração: Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB, na atual exposição temporária está “Design e indústria – a história da tradicional Botica Granado”. A mostra apresenta um retrato da fabricação pioneira da empresa, cuja trajetória permeia as transformações do design, econômicas e sociais do país. A instituição investe em atividades de extensão educacional, com atenção a públicos especiais e no desenvolvimento de técnicas e material de suporte tanto para visitas orientadas quanto para audiência espontânea. E o CEDESP Vila Paulistana usufruiu gratuitamente desta visita monitorada a este espaço de cultura.
A visita técnica é uma saída pedagógica com o objetivo de convivência, aprendizado e diversão. O momento também proporcionou aos educandos mais um olhar sobre a diversidade da metrópole São Paulo.
“A visita ao Museu Casa Brasileira foi muito especial para nossos educandos do curso de Marketing, no sentido de proporcionar uma experiência única de conhecer um espaço cultural público, e da importância de entender toda a jornada de criação de uma marca que está no mercado desde 1870, desenvolvendo diversos produtos que satisfazem os desejos e necessidades do consumidor. A abordagem educativa também foi super válida por provocar o olhar dos educandos para os saberes de nossos familiares na criação de soluções a partir de plantas e da natureza sem necessidade de recorrer única e exclusivamente a um produto industrializado.”, declarou Henrique Santos Lima, Educador Social na VP.
“Gostei e porque saímos do dia-a-dia e vimos como o marketing funciona na prática em uma marca tão antiga e famosa no mercado.”, disse Daniel N Silva, Atendido do curso.
“A nossa visita ao Museu da Casa Brasileira em maio foi incrível, tivemos uma dinâmica muito divertida sobre onde um produto nos leva, o que um produto nos remete, e aprendemos sobre a conexão de um produto com o cliente. Vimos a história da Granado, nos conectamos com o ambiente, e principalmente nos divertimos muito. Tenho certeza, que todos nós guardaremos ótimas lembranças deste dia.”, Kamilla Santana Martins, Educanda de Marketing.
Mais sobre o MCB…
A programação do MCB contempla exposições temporárias e uma agenda com base em debates, palestras e publicações que contextualizam a vocação do museu para a arquitetura e o design, contribuindo na formação de um pensamento crítico em temas diversos como urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Com painéis fotográficos e textuais que correlacionam as várias tipologias de madeiras do acervo do MCB às diversas espécies nativas existentes na mata atlântica, além de apresentar um recorte do acervo da instituição constituído por móveis e objetos representativos da casa brasileira desde o século 17 até os dias de hoje, e A Casa e a Cidade – Coleção Crespi Prado, que aborda o uso residencial do imóvel que hoje abriga o museu por meio do cotidiano e da trajetória de seus moradores originais: o casal Renata Crespi e Fábio Prado, protagonista de transformações históricas, culturais e urbanísticas na cidade de São Paulo.
Conheça mais em:
https://mcb.org.br/pt/