Quadra poliesportiva Vila Paulistana de cara novaCEDESP VP realiza manutenção do local
06/04/2022Investimentos e Liderança: papo de mulher!
06/04/2022No dia 22 de março foi realizada a 3ª Atividade de Empreendedorismo em parceria com o IFA (Instituto Fazendo Acontecer). Dessa vez, o Instituto que já orientou a criação de casas e a montagem de quebra cabeças, incentivando o trabalho em equipe, propôs a Atividade: Mão na massa! O tema central desta oficina é construir algo de valor a partir de elementos isolados. Os participantes literalmente colocam a mão na massa para criar algo útil e divertido utilizando sua criatividade.
A proposta para os Atendidos do CJ foi à criação de um objetivo que tenha utilidade no meio em que vivemos. Seja para uma finalidade individual ou para uma finalidade coletiva. Nesta atividade a percepção da necessidade de cada um e do grupo, a organização em equipe e a criatividade foram fundamentais para a elaboração dos projetos. Pensando ainda no coletivo e no meio ambiente, utilizamos materiais recicláveis: papelão, garrafas, potes, etc.
Conta para gente como aconteceu, Jéssica?
O desenvolvimento da atividade foi fantástico. Nessa terceira atividade pudemos perceber a melhora no desempenho dos jovens, do entrosamento, do comprometimento em realizar o desafio e o trabalho em grupo.
Dada à proposta percebemos que os jovens percorreram diversas ideias e quais os caminhos, quais as possibilidades existentes naquele momento que poderiam auxilia-los na construção de suas ideias.
A turma da manhã do CJ Castelinho, por exemplo, tiveram a ideia de três itens para utilidades do dia a dia: porta celular, porta shampoo. O terceiro item foi algo bem criativo, eles tiveram a ideia de construir um computador que diagnostica comorbidades e doenças hereditárias a partir de uma gota de sangue. O paciente faz a coleta de uma gota de sangue e o computador realiza o diagnóstico imediatamente.
Já a turma da tarde do CJ Castelinho teve algumas ideias bem futurísticas, sendo elas: tênis ajustável ao tamanho de cada pessoa, um aparelho auditivo super moderno!
Foi uma atividade excelente, mais uma vez pudemos observar a criatividade aflorada em nossos educandos e o principal: trabalho e convivência em grupo. No decorrer das semanas temos observado que as atividades estão integrando mais os jovens, permitindo se conhecerem mais, compartilharem ideias, concluiu Jéssica Gomes – Assistente Técnica CJ Castelinho DB.
Participantes do momento: Fernanda Nascimento (Educadora); Jéssica Santos (Técnico Especializado); Fabiola Aparecida dos Santos (Técnico Especializado) e Educandos do CJ Castelinho – Manhã e Tarde.
Luz, Câmera, Ação! 4ª Atividade de Empreendedorismo em Parceria com o IFA
Já no dia 29, foi a vez da 4ª Atividade de Empreendedorismo. O tema central desta oficina é a criação de um vídeo, gerando oportunidades para muitas habilidades surgirem e serem colocadas em prática, à frente e atrás das câmeras.
Vídeos são conteúdos bem familiares e parte do dia-a-dia dos participantes. Ser desafiado para criar um vídeo é algo estimulante e acessível. Esse desafio oferece oportunidades para todos mostrarem o que sabem e também se aventurarem em coisas que nunca fizeram.
A escolha do formato, a montagem do grupo, a parte criativa para se decidir o que fazer, a distribuição dos papéis (inclusive dos bastidores), toda produção (roteiro, cenário, câmeras etc.) e o desempenho em si são todas ótimas oportunidades para se observar os participantes.
E como foi, Jéssica?
Nada do que nossos educandos não estejam acostumados em seu dia a dia, principalmente no uso rotineiro de diversas mídias sociais. A ideia central era a gravação de um vídeo e deixamos em aberto o tema aos jovens, para que eles deliberassem entre si qual o formato, conteúdo, distribuição das atividades, etc.
A turma da manhã dividida em subgrupos, gravou um vídeo apresentando o Castelinho Dom Bosco. Decidiram quem iria apresentar, os espaços que iriam mostrar, qual colaborador poderia ser apresentado. Outros educandos da manhã, se apresentaram e fizeram uma entrevista com o colega.
Já a turma da tarde gravou uma reportagem destacando a incidência de crimes que ocorrem na região de Cidade Ademar, Zona Sul de São Paulo. Nele dividiram os colegas em vários grupos, criaram roteiro e encenaram diversas falas e situações. Criaram até o JC – Jornal Castelinho!
Após as gravações, os jovens editaram os vídeos utilizando a ferramentas CANVA, na qual a Educadora Fernanda Nascimento realizou uma formação com os educandos a alguns dias atrás já se preparando para essa atividade.
Pude observar a total integração entre eles. As atividades do IFA têm mudado a forma como os educandos realizam as atividades, como se dedicam e exploram o máximo de suas ideias no momento para concluírem o trabalho, pensando principalmente em grupo.
A disposição e proatividade dos educandos em filmar, montar cenário, montar as falas, editarem e principalmente tanto com a turma da manhã, quanto à turma da tarde demonstrarem a realidade em que vivem.
Ao filmarem o Castelinho Dom Bosco, observamos que esse é o lugar que acolhe, que desperta neles a alegria por fazerem parte e que a gravação é uma das formas de demonstrarem o quanto isso é importante a eles. A turma da tarde soube representar muito bem a realidade que muito de nossos jovens presenciam em suas comunidades e a força em querer mudar para um mundo bem melhor, concluiu a Educadora.
Participantes da Atividade: Fernanda Nascimento (Educadora); Jéssica Santos (Técnico Especializado); Fabiola Aparecida dos Santos (Técnico Especializado); Educandos do CJ Castelinho – Manhã e Tarde e Diomara Lima – Educadora CCA Castelinho.