3ª Edição do Quilombo Salesiano no IDB CEDESP Vila Paulistana
28/11/2023CEDESP Dom Bosco Vila Paulistana apresenta espetáculo artístico no CEU Jaçanã
30/11/2023A turma do NCI celebrou o novembro azul com reflexão e muito ritmo. Já o CEDESP Vila Paulistana recebeu a visita de enfermeiros e farmacêuticos para explicar e realizar testes de ISTs na garotada.
No dia 22 de novembro a turma do NCI do Castelinho Dom Bosco participou da Oficina de Corpo e Movimento Temático: Novembro Azul. Os dias de oficina costumam ser animados e neste dia foi ainda mais especial com toda a turma vestida com peças de roupa na cor azul, incentivando a conscientização e prevenção sobre o câncer de próstata. O objetivo também foi explicar sobre os direitos do paciente diagnosticado com câncer.
“Esse momento é importantíssimo, falar o tema, explicar e trazer futuramente ainda mais conteúdo.”, declarou Elizete Marinho, Assistente Administrativo do Serviço.
No dia 23 de novembro, a pauta foi: Saúde Íntima: Informação é Prevenção no CEDESP Vila Paulistana. Com a participação da Equipe UVIS Jaçanã – Tremembé e UBS Jardim Joamar, o objetivo da atividade foi disponibilizar informações sobre a saúde íntima feminina e masculina como forma de prevenção das ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). Com o tema “O mês muda, a cor muda, mas a luta continua”, a saúde do homem e da mulher foram abordadas.
Em ambos os períodos, logo no início das atividades, durante 1 hora, a equipe da UVIS Jaçanã / Tremembé proporcionou a formação sobre ISTs. Nos últimos 30 minutos de cada período, a mesma equipe respondeu a perguntas anônimas depositadas em urnas nos banheiros.
Andressa, farmacêutica da UVIS/JT falou sobre sífilis; Angelo, enfermeiro da UVIS/JT falou sobre hepatites; Jerusa, técnica da UVIS/JT falou sobre as demais ISTs, com ênfase em AIDS/HIV. Todos falaram sobre sintomas, transmissão, medicamentos e como prevenir. Durante o intervalo, a equipe de enfermeiros da UBS Jardim Joamar, Rosa, Bruna e Jorge, realizaram o teste rápido para ISTs (somente para maiores de 18 anos, sendo que os menores foram encaminhados para UBS) e também fizeram aferição de peso, altura e pressão de homens acima de 40 anos para encaminhá-los ao exame de sangue PSA a ser realizado na UBS.
A atividade foi possível devido à articulação com a Aline, chefe de equipe da UVIS JT, a qual também participou da feira de profissões com serviços de saúde à comunidade em junho/2023 no CEDESP Dom Bosco VP.
Ao final da atividade, foram distribuídos lacinhos multicoloridos para simbolizar a luta pela prevenção de doenças. A essência desta atividade foi explicitar as consequências e a nossa responsabilidade em relação à prevenção: cuidar de si e do outro.
“É muito importante enfatizar o autoconhecimento, o respeito consigo mesmo e com o contexto. São importantes iniciativas como essa, porque, é compreensível, e não ruim que, jovens se entendam entre si, mas, a dúvida, a incerteza, e sobretudo, o despreparo de um, para lidar com questões limites, no geral, é também a dúvida, a incerteza e o despreparo do outro.”, declarou Pe. Magno Fonzar, Diretor de Pastoral no Instituto.
“Primeiramente quero agradecer quem ajudou e apoiou para que essa iniciativa acontecesse, foi de extrema importância e muito descontraído esse bate papo para os nossos jovens, foi algo leve que ambos absorveram a aprendizagem. Falar sobre saúde íntima nos espaços educativos só fortalece ainda mais o que Dom Bosco tinha como proposta de prevenção. As orientações foram claras, as respostas foram objetivas com uma linguagem muito fácil de entender. A Casa Salesiana fomentando essa importância, abrindo os olhos da juventude e apoiando as causas que precisam ser apoiadas demonstram ainda mais o olhar atento, a casa que acolhe, a escuta ativa que precisamos ter com eles(a). É gratificante ver o quanto todos naquele momento só agregaram e respeitaram a causa, como sentiram o cuidado que foi proposto desde o início da escrita desse projeto. Agradeço pela oportunidade e, que esse projeto perdure para os nossos jovens.”, finalizou Ana Claudia Oliveira, Educadora de RH na Unidade.