Celebração, reflexão e sugestões organizacionais na Unidade Castelinho
24/02/2023Voluntários do IDB promovem interação com novos Atendidos do CEDESP
06/03/2023Marchinhas conscientes, melhor fantasia, bateria, cultura Papangus, gincanas para todas as idades e grito de carnaval contra a Exploração Sexual de Jovens, fizeram parte da festa de Carnaval do Instituto Dom Bosco
Castelinho Dom Bosco
A galera do Castelinho Dom Bosco, teve o seu Grito de Carnaval no dia 17 do mês, trazendo como pauta Contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Durante o momento intergeracional participaram todos os Atendidos do CDB.
Maquiagem, enfeites, acessórios, marchinhas e cartazes falando conscientizando a todos sobre as atitudes durante essa época. “Achei maravilhoso, a oportunidade da atividade intergeracional, faz as crianças terem uma outra dimensão do que é ser Idoso. De poder expressar a alegria de uma forma simples e despretensiosa brincando.”, concluiu Roberto Pereira Mendes, Gerente de Serviços do CCA Castelinho.
Bom Retiro
No CCA PROVIM Bom Retiro, foram diversos momentos ao longo do mês, com atividades como: elaboração de máscaras, concurso de marchinhas, desfile de Papangus, concurso de fantasia criativa e até mesmo uma bateria. Papangus é uma atividade de foliões que surgiu em 1900, onde as pessoas saiam malvestidas e mascaradas, saiam pelas ruas pedindo angu de milho, criando um mistério entre os moradores, quem trouxe essa história foi o educador José Luiz de Oliveira Junior, idealizador da atividade junto com a educadora Bruna Miranda: “Eu achei que foi muito importante resgatar o que vivi e brinquei na minha infância em Pernambuco. Ao mostrar para os educandos o que representava cada objeto, a fantasia e a importância de não serem reconhecidos, percebi o entusiasmo deles em trazer essa brincadeira para o nosso dia-a-dia!”, declarou Zé.
Os educandos do CCA recriaram marchinhas com muito significado e consciência, confira abaixo um exemplo:
O abre alas que eu quero passar (2x)
Sou da dom Bosco não posso negar(2x)
O abre alas que eu quero passar
Vai ter troféu, quero ver quem vai ganhar (2x)
O abre alas que eu quero passar
Com meus amigos eu quero brincar
Com meus amigos vou poder cantar
O abre alas que eu quero passar
E a vitória vamos abraçar
E a vitória vamos abraçar
CEDESP Bom Retiro
Com o objetivo de promover momentos de descontração e fortalecendo os vínculos.
A turma do CEDESP se divertiu com muita música, dança e a inusitada: Complete marchinhas em grupos diferentes. Desfile e muita cultura também fizeram parte do momento. A escolha das músicas foi criteriosa, onde os Educadores buscaram canções que fizessem parte da vida e cultura dos atendidos, como no caso dos estrangeiros presentes na Unidade.
“Esses momentos são fantásticos, podemos estar mais próximos dos nossos
educandos, descobrir, apreciar e valorizar/estimular talentos. Fortalecendo as nossas relações, criando elos e fortalecendo vínculos.”, declarou Rosana Ferreira, Gerente de Serviço.
CEDESP Vila Paulistana
A festa da VP não foi diferente, interação, marchinhas, fantasias e alegria.
“Adorei participar como voluntária, gostei bastante. Todos estavam muito envolvidos. Gostei também da experiência de elaborar a atividade. Foi muito legal fazer as pessoas se sentirem acolhidas.”, Rayssa Isabelly Bheraborde, disse a Voluntária na Unidade. “A festa foi bastante alegre. Quem veio foi criativo e divertido. Foi muito bom também comemorar os aniversariantes do mês. A refeição estava deliciosa!”, Guilherme da Costa Silva, Atendido de Inglês.